Em 2011, Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) criou o Programa Geração da Paz. A proposta era pensar o tema de forma estratégica, elaborando meios de fortalecer a escola como espaço de inclusão, de respeito à diversidade e da promoção da cultura de paz.


A iniciativa começou nova fase em 2016, deixando de ser entendida como programa e passando, sistematicamente, a ser parte da filosofia organizacional da Seduc, permeando toda a sua estrutura institucional: sede, Coordenadorias Regionais de Educação (Credes), Superintendência das Escolas Estatuais de Fortaleza (Sefor) e unidades de ensino. Em encontro realizado na última quarta-feira (9), representantes destes segmentos reuniram-se para avaliar as oportunidades e os desafios que se apresentam para a continuidade do Geração da Paz.

Estratégia

Conforme lembra o professor Flávio Mesquita, que coordenou o programa durante os últimos cinco anos, é necessário que a temática seja incorporada ao currículo das unidades de ensino, de modo que não fique restrita apenas a intervenções pontuais. “Temos que ver a paz como uma estratégia que influencie as demais, dentro da instituição, estando presente em todos os processos. Com isso, temos a possibilidade de fazer uma grande revolução”, considera.


Neste sentido, Flávio explica que o sistema educacional precisa ser entendido como um conjunto, em que os organismos são interligados. Além disso, defende que a escola seja considerada o centro da ação, e não a ponta. “Não adianta a escola ser independente. Ela tem que se alinhar aos demais setores, construindo interdependência com a comunidade, com a Crede/Sefor e com a Seduc”, argumenta o educador.

Missão

A coordenadora regional do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na Crede 3 (Acaraú), Socorro Brandão acredita ser necessário investir na formação da cidadania dos envolvidos. “Para que se tenha aprendizagem e bons resultados, é preciso compor um cenário ideal, que passa necessariamente pela formação humana, pelo desenvolvimento da razão em equilíbrio com a emoção. A formação da cidadania está voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais”, complementa.


A assessora especial de Gabinete da Seduc, Conceição Ávila, também defende a implantação da cultura de paz como missão de todos os entes que compõem o sistema educacional cearense. “Precisamos transformar o Geração da Paz numa marca presente em tudo: no currículo, nos processo de gestão, no material didático, nas formações, nos projetos e programas, nos processos seletivos, nos organismos colegiados, nos eventos e nos ambientes físicos. Também, na missão de cada funcionário do sistema: porteiro, merendeira, professor, coordenador, diretor, gestor etc.”, sustenta.


Com informações da Secretaria da Educação do Ceará

 

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