A ONG Terre des Hommes Brasil (Tdh Brasil) em conjunto com o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) e a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) , firmaram o Termo de Cooperação Técnica. O objetivo da assinatura desse termo é a implantação de um Programa de Mediação Escolar e práticas restaurativas para  prevenção da violência e resolução de conflitos em ambiente escolar.


Um exemplo positivo da utilização das práticas restaurativas é a escola Torres de Melo, pioneira na implantação de um projeto de mediação de conflitos. Após receberem cursos em mediação de conflitos, através da Tdh Brasil, os educadores da escola Torres de Melo hoje estão mais embasados e fortalecidos para a resolução de conflitos entre os alunos. E não são só os educadores que recebem capacitação, Tdh Brasil capacitou também 16  jovens e que agora são mediadores e exemplos para os outros estudantes.


A implantação do projeto trouxe mais tranquilidade para o ambiente escolar que atualmente é frequentado por 1288 alunos.“Houve uma diminuição da quantidade de conflitos na gestão escolar, e os adolescentes que estão preparados para mediar esses processos são mais respeitados pelos colegas”, afirma Gislane Sampaio, diretora da escola Torres de Melo. “Eu comecei a participar do círculo porque eu briguei com outra aluna; quando a Nádia Cândido, da Tdh Brasil, foi mediar a nossa briga eu gostei do jeito como ela falava! A Nádia não apontou um culpado, ela defendeu os dois lados, mas eu sabia que estava errada e foi quando me conscientizei. Quando a Tdh Brasil ofereceu o curso de mediação eu fui no começo por brincadeira, mas depois levei a sério. Violência não leva a nada, brigar não traz coisas boas, eu acho que como funcionou na minha escola a mediação de conflitos pode funcionar em outras, e levar a paz”, explica Conceição de Santos, aluna da escola Torres de Melo.

 

Mais de 10 mil alunos de 12 escolas públicas de Fortaleza serão beneficiados com esta parceria . “A missão da escola é levar aprendizado e ela não pode desempenhar seu papel se o ambiente estiver intranquilo. Esta parceria é uma contribuição importante para trazer um pouco mais de paz para o ambiente escolar. A iniciativa vai ser um modelo para, no futuro, ser levada a outras escolas” ressalta Ivo Gomes, Secretário de Educação do Estado do Ceará.


O secretário da Sesec Fortaleza (Secretaria de Segurança Cidadã), Francisco José Veras de Albuquerque, informou que até agosto 40 viaturas e 240 agentes estarão disponíveis para trabalhar na segurança ao entorno dessas instituições. “Nós acreditamos no sucesso dessa parceria e na mediação de conflitos, pois já fazemos isso há 14 anos nas comunidades mais carentes de Fortaleza. Multiplicar isso trará um  grande resultado de pacificação social”, enfatiza Edson Landim, o promotor de Justiça e coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público.


De acordo com Anselmo de Lima, delegado da Tdh Brasil, evitar que o jovem cometa o ato infracional é o que se pretende com a assinatura do termo. “A esperança dessa parceria, é que possa beneficiar diretamente o conjunto de crianças e adolescente das redes públicas de ensino onde muitas vezes por questões de pequenos conflitos esses jovens são obrigados a abandonar a escola caindo nos braços da criminalidade.”


Com sentimento de paz e boa fé essa parceria foi gerada, e o Ministério Público em conjunto com a Tdh Brasil ficarão responsáveis pela formação em mediação de conflitos dos professores, diretores, alunos, conselhos comunitários, lideranças comunitárias onde ficam o entorno das escolas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Tdh Brasil / Texto: Dulcinea de Carvalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here