O jornalismo cearense perdeu um de seus mais ilustres representantes. O jornalista e professor Francisco Souto Paulino faleceu nesta quinta-feira (06), aos 87 anos, deixando um legado de mais de 50 anos de atuação na área. Souto Paulino era filiado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e à Associação Cearense de Imprensa (ACI) e deixou sua marca na história da comunicação cearense como um dos fundadores da Agência da Boa Notícia.

Além de sua atuação no jornalismo, Souto Paulino também contribuiu significativamente para a educação no estado do Ceará. Ele lecionou na Universidade Federal do Ceará (UFC) por mais de 20 anos, onde também atuou como administrador e coordenador do Departamento de Comunicação Social e chefe de gabinete do então reitor René Barreira. Ele também coordenou o Curso de Comunicação Social da Faculdades Nordeste (Fanor) e lecionou na Universidade de Fortaleza (Unifor).

O professor era um defensor da cultura de paz na comunicação, e como presidente da Agência da Boa Notícia, criou o Prêmio Gandhi de Comunicação, uma premiação de referência no estado. Ele continuou atuando na ONG até 2019, contribuindo para o debate sobre a importância de uma imprensa comprometida com a ética e a promoção de uma cultura de paz.

Natural de Canindé, Souto era casado com a também jornalista, Lêda Maria, com quem teve três filhas.

O velório será realizado na Funerária Ethernus, a partir das 14h desta sexta-feira (07). O ato cerimonial será no sábado (08), às 9 horas, e o sepultamento às 11 horas, no Parque da Paz. 

A partida do professor deixa um vazio imensurável na categoria e no coração de todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo, mas seu legado será lembrado e honrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here