“A viagem de Chicão: descobrindo e redescobrindo os Brasis”, com Chico Guerra, terá apresentações gratuitas nas cidades de Fortaleza, Canoa Quebrada, Itapipoca e Paracuru a partir deste mês.

A partir da próxima segunda-feira (10), Chico Guerra apresenta gratuitamente um espetáculo  voltado para o público infantil que tem por intuito fomentar discussões sobre a importância de conhecermos nossa história e, nesse intuito, se apega à beleza da literatura de cordel. Com realização nas escolas públicas e no Circo Escola Canoa Criança, espaço de formação gratuita em circo, o espetáculo pretende promover o acesso a ações culturais ainda na infância, contribuindo para a formação de plateia e para a formação artístico – cultural de crianças ainda em seus primeiros anos de vida, e através desta experiência estética, produz sensibilidade e estima sobre nossa história, nossas memórias e nossa cultura.

Neste espetáculo, o personagem Chicão apresenta às crianças a literatura de cordel, as delícias da culinária regional e nossas ricas expressões populares que refletem tanto a pluralidade e ludicidade de nosso povo, e apresenta, neste projeto a possibilidade de unir o mundo mágico do palhaço com o mundo fantástico das nossas tradições populares e diversidade cultural.

Com a produção da Casa das POC – Produções Criativas (@casadaspocprodutora) e POC – Criação, Produção e Comunicação e apoio cultural da Secretaria da Cultura do Ceará – Secult Ceará, através do II Edital Cultura Infância, o espetáculo acontece a partir do dia 10 de abril, com 03 apresentações nas escolas públicas de Fortaleza, 01 em Itapipoca, 01 em Paracuru e 01 apresentação no Circo Escola Canoa Criança, em Canoa Quebrada, onde também ministrará uma formação com os formadores deste circo escola sobre contação de histórias para a primeira infância.

Ao final da circulação, o projeto disponibilizará, gratuitamente, nas plataformas das produtoras parceiras e do artista, o vídeo do espetáculo, com interpretação em libras.

SOBRE O ESPETÁCULO

Chicão, um palhaço, escritor e apaixonado por viajar, sai pelo Brasil buscando inspiração para escrever um cordel, que no momento, está pela metade. Ele resolve percorrer o Brasil buscando causos, palavras desconhecidas e dizeres curiosos para finalizar o seu trabalho. Chicão é um retirante moderno, gosta de viver como itinerante, que sai pelo Brasil se alimentando de Brasil e, a cada história/causo/expressão coletada, o cordel desse palhaço viajante vai ganhando páginas e mais páginas, e, à medida em que ele passa a conhecer melhor a riqueza material e imaterial do próprio país o cordel toma forma.

No final das contas o mais importante não é só a criação da obra que tanto aperriava este escritor, mas a percepção de todas essas manifestações que ele “descobre” como parte de quem ele realmente é. A cada aprendizado, a cada página de cordel que se escreve, ele se conecta com a sua própria história. “Amizade remendada, café requentado”, “Antes calar que mal falar”, são expressões proferidas tantas e tantas vezes pela avó.

“E a rapadura?”, uma frase que ouvia sempre de seu avô, enquanto come essa deliciosa sobremesa apreciada desde os tempos de bebê. O Brasil se desnuda diante dos seus olhos enquanto os versos do cordel são escritos, confundindo-se com a própria vida.

SOBRE CHICO GUERRA

Chico Guerra é ator e palhaço. Ainda em 2013, iniciou suas pesquisas no campo da palhaçaria, através de vivências enquanto aluno da Escola de Arte Dramática da USP. Entre suas formações, que deram origem ao Palhaço Chicão, estudou com Andreas Simma(Théâtre de Soleil), Ésio Magalhães, Suzana Aragão e Bete Dorgam, participa do workshop do Théâtre du Soleil ministrado pela diretora Ariane Mnouchkine na Ilha Faro, em Gotland – Suécia, é agraciado com a bolsa Linnaeus-Palme do governo sueco para estudar no instituto de mímica da Stockholm Academy of Dramatic Art, em Estocolmo – Suécia e, ao voltar para o Brasil, em 2016, dá seguimento às suas pesquisas em palhaçaria através de outros cursos, realizando formações e participando de importantes festivais, como Convenção de Circo de Encarnação/Paraguai (2018), I Encontro Latino Americano de Circo LGBTI+ do Uruguai (2018) e Ocupação Arena Conta AI-5 – Poéticas da Resistência, como parte da programação oficial do Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Atualmente pesquisa cinema, literatura e regionalidades no âmbito da cena e da comicidade.

SERVIÇO:

Circulação do espetáculo “A viagem de Chicão: descobrindo e redescobrindo os Brasis”

Dia 10 de abril, às 9h30 na Escola Nossa Senhora Aparecida, no Centro e, às 13h, na Escola Papa João XXIII, no Vila União.

Dia 18 de abril, às 9h30, a apresentação acontece na Escola Municipal Prof. José Sobreira de Amorim, no Henrique Jorge.

No mês de junho o espetáculo segue para, Itapipoca, Paracuru e no Circo Escola Canoa Criança, em Canoa Quebrada, .

Mais informações: https://www.instagram.com/casadaspocprodutora/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here