No último 5 de outubro, quando é comemorado nacionalmente o Dia da Micro e Pequena Empresa, a Prefeitura de Fortaleza anunciou o lançamento do Portal de Compras Governamentais. A ferramenta traz novidades para os pequenos e micro empresários locais, que, desde maio passado, quando foi regulamentada no município a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, passaram a ter prioridade nas compras governamentais.


No novo Portal, além de outras informações, o micro e pequeno empresário tem acesso ao passo a passo de todas as compras de bens e serviços nas quais ele ganhou prioridade, que são as licitações de até R$ 80 mil. Na medida em que reúne essas informações num só espaço, a ferramenta pode contribuir para incrementar a economia local.


“É um novo mercado que se abre para o micro e pequeno empreendedor, já que priorizaremos fornecedores locais em vez dos de fora, evitando a evasão de receitas. Assim, será gerado mais emprego e renda para a população, mantendo as empresas atuais e dando oportunidade para que novas surjam”, disse o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Robinson de Castro, durante o lançamento do portal, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae- CE).

Outras ações


O portal faz parte do Programa de Compras Governamentais da Prefeitura de Fortaleza, realizado em parceria com o Sebrae, e que prevê outras ações para os micro e pequenos empresários. Dentre os objetivos do Programa, estão a construção de um cadastro único de micro e pequenas empresas, capacitação de empreendedores e a meta de elevar em 30% a participação dessas empresas no porder de compras do município.


Para o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, presente no evento, “o Programa vai contribuir muito para o desenvolvimento local dos bairros de Fortaleza, fazendo com que o dinheiro permaneça na cidade”, disse. Cartaxo acredita que a medida é especialmente importante no atual contexto econômico do país. “A micro e pequena empresa tem uma flexibilidade de se ajustar à demanda, elas são as principais ferramentas para enfretamento da crise”, declarou.


De acordo com a SDE, Fortaleza tem 175 mil micro e pequenas empresas formalizadas e ativas.


Foto: Prefeitura de Fortaleza/Kiko Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here