Duas entidades promovem passeios ecológicos de barco para conhecer as belezas do Rio Ceará e da Barra do Ceará, na zona oeste de Fortaleza. Neste sábado (31), às 9h, a atividade é promovida como parte do projeto Cuca na Comunidade, da Rede Cuca, e beneficia moradores da Regional I. Nos dias 4, 11, 18 e 25 de fevereiro, é a vez do projeto “Sesc Conversas Flutuantes – Das margens para os fluxos” realizar o passeio. Podem participar comerciários, entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil do Sesc, integrantes do Trabalho Social com Idosos, escolas, líderes comunitários, assistentes sociais, profissionais da saúde, gestores culturais e representantes de ONGs.


No caso do passeio da Rede Cuca, o objetivo é o de “levar o diálogo sobre as riquezas naturais da Barra do Ceará aos moradores. Queremos construir com a comunidade uma ressignificação das riquezas históricas e ambientais do bairro”, explica o educador social de Promoção de Saúde e Cidadania do Cuca Barra, Cleiton Oliveira.


Durante duas horas, o barco percorrerá parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Ceará. No meio do percurso, acontecerá uma parada estratégica em um mangue, onde será formada uma roda de conversa com os moradores sobre a temática ecológico-ambiental. Os interessados devem entrar em contato com o Cuca Barra (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)

SESC

O passeio de barco promovido pelo Sesc é uma extensão do Encontro Sesc Povos do Mar, acontece através da Colônia Ecológica Sesc Iparana, em parceria com os barqueiros do Rio Ceará. A intenção é “propor a construção de saberes mediada por educadores, através de temáticas ambientais, históricas e culturais”. Durante o percurso, palestrantes convidados falarão sobre temas como lixo; ecologia, práticas saudáveis e lazer no litoral; história da Barra do Ceará; ponta do mar à ponta da terra; mangue; alimentação; índios Tapebas; índios no litoral do Ceará.

 

Realizada às quartas-feiras, a programação tem dois roteiros: Manhã com História e Pôr do Sol com História. Para participar, os grupos interessados podem agendar a visita através do e-mail conversasflutuantes@sesc-ce.com.br ou entrar em contato pelo telefone (85) 3318.4939. As vagas são limitadas.

Com informações das assessorias de imprensa da Rede Cuca e do Sesc / Crédito da foto: Jr. Panela/Divulgação Sesc

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here