A Associação Casa de Afonso e Maria (ACAM) nasceu de um gesto de solidariedade da matriarca cearense Maria Lima de Oliveira, 97 anos, presidente de honra da entidade. Em 2010, ao lançar seu livro “Uma vida”, teve a ideia de doar a verba obtida com a venda da obra para seus 14 filhos concretizarem o sonho de fundar uma associação voltada para a formação de crianças de baixa renda. Criada a instituição, ganhou o nome de D. Maria e seu esposo. Hoje, quase 300 crianças de comunidades na área da Praia do Futuro e Vicente Pinzón em Fortaleza são beneficiadas com atividades educativas, esportivas e artísticas, que resultam em aumento da autoestima e da cidadania. Por extensão, as famílias também são beneficiadas. No final do ano passado, por seu Projeto Cultura de Paz e Cidadania, a ACAM conquistou o segundo lugar no III Prêmio Nacional de Direitos Humanos – Juíza Patrícia Acioli, na categoria Práticas Humanísticas. O concurso é realizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). Nesta entrevista à Agência da Boa Notícia, a juíza Gilmaíse Mendes, presidente da ACAM, faz um balanço das atividades e fala das perspectivas para 2015.


Agência da Boa Notícia  – Num balanço das atividades da ACAM em 2014, quais as que imprimiram maior impacto positivo?


Gilmaíse Mendes – Foi um ano de ampliar as parcerias, somar voluntários e obter ótimos resultados, todos eles de grande importância. Sempre digo que temos um exército solidário de voluntários e parceiros a quem somos gratos. Em 2014, entre as atividades podemos destacar: a ação da Bandeira & Associados que elevou a auto-estima dos jovens do futebol com a doação do fardamento adequado; a arrecadação de notas e cupons fiscais foi significativa; a doação da PróVida – Central do Dízimo permitiu a reforma tão necessária, com a construção de duas salas, a acessibilidade de um banheiro e da própria sede. Eles também doaram computadores, móveis e equipamentos; a vinda da psicanalista suíça Carina Galli, que trabalhou com nossos meninos por seis semanas. Saliente-se que sua família ao conhecer nosso trabalho decidiu doar para a ACAM o dinheiro que seria destinado aos presentes de natal da família. Esse gesto nos emocionou bastante;  o Primeiro Encontro de Educação Ambiental na Comunidade em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV)  e a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma); o III Prêmio Nacional de Direitos Humanos – Juíza Patrícia Acioli que nos concedeu o 2º. lugar em Práticas Humanísticas com o nosso Projeto Cultura de Paz e Cidadania.


ABN  – Como está a ACAM hoje? Como é a estrutura: salas, quadras, equipamentos?


Gilmaíse Mendes  – Após a reforma do prédio, que recebemos em 2011, contamos com quatro salas, três banheiros tendo um deles acessibilidade, cozinha equipada, área externa ampliada e com bebedouros elétricos.


ABN – Quantas pessoas são atendidas entre crianças e adultos? E de quais comunidades?


Gilmaíse Mendes   Atendemos a 287 crianças e adolescentes na faixa de 06 a 17 anos de ambos os sexos; a maioria é matriculada na rede pública e poucos estudam em escolas particulares nas proximidades da ACAM que fica na comunidade Santo Amaro, mas atende a algumas crianças de outras localidades que eles chamam de Morro:  Sandra’s, Santa Terezinha, da Vitória. Se nos procuram e temos vagas, atendemos, pois em breve, teremos um grupo de ONGs trabalhando em rede. É o nosso objetivo.


ABN – Quais as atividades que vocês estão desenvolvendo?


Gilmaíse Mendes Lá eles praticam regularmente balé, capoeira, futebol, karatê, música e xadrez. Há Alunos da ACAM têm aulas de música - Foto: Divulgaçãoatividades complementares que são abertas às famílias dos alunos e à comunidade: Ponto de Leitura, Cine CVV, palestras, cursos e oficinas.


ABN – Como vocês estão conseguindo manter a entidade?


Gilmaíse Mendes  Aí é onde está o nó górdio. Somamos os esforços tanto humano como o financeiro. Bazares, sorteios, projetos, prêmios e doações. Voluntários e parceiros alinhados com a solidariedade, sem assistencialismo, vislumbrando a ética, a disponibilidade, a gratuidade e a inclusão pela cidadania.


ABN – A ACAM conta com quantos funcionários? Quantos voluntários?


Gilmaíse Mendes    Temos uma Diretoria muito engajada, uma monitora cedida pelo Projeto Cidadania em Rede do Município, outro com o apoio do Lions Clube Tiradentes, duas funcionárias celetistas, monitores diversos que são contratados pelos projetos e, no período de vacas magras, eles diminuem um pouco as atividades, sendo mesmo assim voluntários. É uma comunidade que está se motivando dia a dia e se tornando mais receptiva. O resultado é fruto de todos.


ABN – E quem desejar colaborar como voluntário, como deve proceder?


Gilmaíse Mendes    Essa pessoa será muito bem recebida. Pode entrar em contato pelos telefones 3262 7972, 8890 9082 e pelo e-mail: casadeafonsoemaria@gmail.com. Pode visitar o grupo no Facebook  – Associação Casa de Afonso e Maria .Há espaço para todos que queiram trabalhar.


ABN – Que melhorias já ocorreram na comunidade depois das ações da ACAM?


Gilmaíse Mendes    Trabalhar com o ser humano exige tempo, assiduidade, humildade e perseverança. Estamos aprendendo, mas já observamos mais participação, mais envolvimento das famílias. Estamos buscando esse empoderamento, diuturnamente. Sei que vamos conseguir.


ABN – Quais as perspectivas para 2015?


Gilmaíse Mendes    Reinaugurar nossa sede, em que homenagearemos as pessoas e entidades envolvidas nesse projeto; organizar um curso de voluntários, divulgando na mídia a fim de alavancar um trabalho mais especializado e eficiente; buscar um parceiro na área de informática que viabilize nosso curso de tecnologia da informação; continuar oferecendo semestralmente a aplicação de flúor a crianças de 3 a 12 anos;  oferecer atendimento por médica ginecologista, incluindo palestras ao público; realizar atendimento psicológico uma vez por semana por equipe que já se disponibilizou para tanto; participar de editais para conseguir oferecer um melhor trabalho com os monitores recebendo condignamente seu salário.


Associação Casa de Afonso e Maria

Rua Dr. Antônio Carneiro – 763, Vicente Pinzón – Fortaleza-CE

casadeafonsoemaria.blogspot.com.br/

*Crédito Fotos: Divulgação / ACAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here