No dia 02 de dezembro, o Brasil celebra o #diadedoar, campanha mundial que promove a importância da doação para organizações da sociedade civil. Mais de 400 empresas, organizações e movimentos, de quase todos os Estados do país, prometem ações para incentivar a doação nesta terça-feira. A “hashtag” #diadedoar será a marca da campanha.


O Brasil aderiu este ano à campanha internacional #GivingTuesday e promove a versão local chamada#diadedoar, que será realizada nacionalmente e é organizada por uma coalização de organizações denominada Movimento por uma Cultura de Doação. O objetivo da campanha é disseminar a importância da doação por toda a sociedade, fazendo com que o país se torne mais generoso e saia da incômoda 90a posição, dentre os 135 países pesquisados no World Giving Index, o Índice Mundial da Solidariedade.


Iniciada nos Estados Unidos como uma ação para aproveitar a sequencia do Dia de Ação de Graças, Black Friday e Cyber Monday, a campanha do #diadedoar será realizada em toda a América Latina e em países como Nova Zelândia, Canadá, Israel, Austrália, Singapura, Irlanda e Reino Unido. Celebridades internacionais aderiram, como os atores Jessica Alba e Hugh Jackman. Na última quarta, dia 26 de novembro, o presidente americano Barack Obama publicou uma carta de apoio à campanha, que já alcança mais de 10 mil parceiros no mundo todo.


No Brasil, várias empresas e organizações também aderiram, como o Greenpeace, Rotary Internacional, Cruz Vermelha de São Paulo, Demarest Advogados, a Furnas, Caritas Brasileira, Ação Comunitária e Fundação Abrinqu – Save The Children, Instituto Avon, dentre outras.


Presente no Brasil para um seminário sobre voluntariado digital, a norte-americana Beth Kanter, autora do livro “Organizações Conectadas” e que apoia a campanha nos Estados Unidos desde a sua primeira edição, em 2012, diz acreditar que “qualquer um pode ser um investidor social privado, um filantropo, sem precisar ter muito dinheiro para participar ou fazer grandes doações. Podemos doar dinheiro, tempo, educação.” Para ela, o #diadedoar “é uma oportunidade para as organizações brasileiras realizarem um esforço coletivo para comunicar a importância da doação – por que é importante, como fazer para doar e, mais importante, que pequenos passos contribuem para a mudança.

Como participar

Participar é simples. Basta planejar a ação da sua organização – ONG, empresa, etc. – entrar na página www.diadedoar.org.br e se cadastrar, contando o que será feito no #diadedoar. Além disso, no dia 02 de dezembro a organização deve promover sua ação nas mídias sociais utilizando a hashtag #diadedoar. No próprio site há ideias, material gráfico para download e um infográfico que explica a ação e tudo pode ser baixado e usado.

O que diz o site

O#diadedoar não é uma plataforma de doação, mas um chamado à ação para celebrar a doação e encorajar doações mais inteligentes durante a época de festas. É um princípio norteador para encorajar a criatividade e a energia de pessoas no Brasil e no mundo para trabalharem juntas para o bem.


O #diadedoar é sobre pessoas normais se juntando para fazer coisas extraordinárias.


O#diadedoar é o momento perfeito para que o mundo se junte e mostre o quão poderosa a humanidade por ser quando unida para doar em um só dia.


O #diadedoar é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país, e que se encontram neste grupo do facebook, ao qual qualquer um pode se juntar: https://www.facebook.com/groups/culturadedoacao/.


No Ceará

A Associação dos Amigos do CRIO (Assocrio), participa nesta terça-feira, 2, das 8h às 17h, da campanha. O objetivo é arrecadar doações de alimentos, roupas, notas fiscais, tampinhas de garrafas descartáveis, além de doação financeira. Todas as doações serão para a manutenção dos projetos que a Assocrio desenvolve, entre eles, a casa de apoio: “Nossa Casa” que abriga 50 pacientes carentes, que provém do interior do estado. A “Nossa Casa”, onde acontecerá a ação, fica localizada na  Rua Francisco Calaça, 1300 – Álvaro Weyne.


Com informações do site www.diadedoar.org.br/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here