Uma equipe de cerca de 65 voluntários vindos de diversas regiões do Brasil e de outros países estarão em Fortaleza para a Operação Sorriso, um grande mutirão para realizar em torno de 80 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adolescentes (até 17 anos) portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina). São esperados pacientes de todo o Estado do Ceará. A seleção acontecerá no dia 15 de setembro, a partir das 8h, e as cirurgias ocorrerão de 17 a 21 de setembro, no Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União).


 


Para participar da seleção não é preciso inscrição prévia. O paciente deve comparecer com seu acompanhante ao Hospital levando documentos de identificação de ambos. O Paciente que mora fora de Fortaleza, pode solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte até o hospital e alimentação sem custo.


 


A equipe que fará as cirurgias é composta por profissionais de diversas especialidades: Cirurgia Plástica, Pediatria, Anestesiologia, Enfermagem, Ortodontia, Fonoaudiologia, dentre outras.  A coordenadora dos Programas Humanitários da Operação Sorriso, Luciana Garcia, informa que “a idéia é operar e capacitar os centros locais. Os pacientes que não forem atendidos serão encaminhados para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes”.


 


Desde 1997, já foram realizadas em Fortaleza mais de 32 mil consultas em pacientes. Quase duas mil pessoas foram operadas e mais de dois mil procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários na cidade.


 


Os profissionais de saúde responsáveis são especializados em fissura labiopalatal e coordenados pela equipe da Operação Sorriso, que também leva médicos residentes e novos voluntários para serem treinados no atendimento aos fissurados. Quem coordena o credenciamento dos voluntários é o Conselho Multidisciplinar de Saúde da Operação Sorriso. Os voluntários ficam aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Ortodontia.


 


A fonoaudióloga Evelin Gondim, coordenadora do Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado (Naif) do Hospital Infantil Albert Sabin, destaca a parceria do HIAS, com a operação Sorriso. “É muito importante por conta do grande número de pacientes com este tipo de má-formação. Há uma demanda grande que não temos condições de cobrir, principalmente no interior. A campanha da OS agiliza esse atendimento. É também uma oportunidade para envolver mais ainda os nossos residentes, que passam a conhecer melhor o que é o fissurado.”, diz. 


 


Também no dia 15 de setembro, os voluntários da Operação Sorriso realizarão a avaliação pós-operatória dos 111 pacientes que já fizeram a cirurgia para correção da fissura labiopalatal na missão humanitária ocorrida em abril de 2012. 


 


 Saiba mais 


A Operação Sorriso — maior organização médica voluntária do mundo que reúne profissionais de 80 países para ajudar exclusivamente pessoas portadoras de deformidades faciais — já transformou a vida de mais de 200 mil pessoas. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 83 mil exames e avaliações especializadas. Ao todo, nove mil pessoas foram atendidas em onze estados brasileiros. A iniciativa é patrocinada por diversas empresas e apoiada por várias entidades. Conheça a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br


 


 


Para ajudar


Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade), acesse: http://www.operacaosorriso.org.br/participe/financie-sorrisos


 


 Mais informações: Hospital Infantil Albert Sabin – (fone: 85 3101 4214 e  9760 3193)


 


Com informações da Approach Comunicação Integrada. Contato: (21) 3461 4616


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here