A cultura popular brasileira, em especial a nordestina, tem como destaque durante o  período que vai do Natal, em dezembro, até o Dia de Reis, 6 de janeiro, uma série de folguedos que remontam tradições vindas com os portugueses e aqui enriquecidas com cores e enredos locais. O Pastoril, o Bumba-meu-Boi, o Reisado e os autos de natal atravessam gerações desafiando a cultura do consumismo. Em Fortaleza, diversos grupos levam às ruas e outros espaços públicos os cantos, as danças e histórias. Os festejos do chamado ciclo natalino terminam esta semana com alguns grupos fazendo apresentações gratuitas para o público.


No bairro Pici, o Espaço Cultural Frei Tito de Alencar (Escuta – foto) comemora 25 anos com muita festa compartilhada com a comunidade. Nesta terça-feira (6), haverá o encerramento do Dia de Santos Reis na sede do Espaço (Rua Noel Rosa, 150, próximo ao Centro de Cidadania César Cals), com apresentações de Bumba-Meu-Boi, Reisado e Pastoril, a partir das 19h. À meia-noite, o grupo de “tiradores de reis” do Escuta sairá pelas ruas do bairro dando vida à tradição de cantar de porta em porta, versos relativos à visita dos Reis Magos ao menino Jesus. recebendo, em  forma de agradecimento e solidariedade, doações dos moradores.

 

Para o educador Leonardo Sampaio, da direção do Escuta, é uma emoção muito grande ver crianças, jovens, adultos e idosos participando dos festejos, em especial, do grupo de tiradores de reis”.  “A gente sente que tem o quanto as pessoas tem um sentimento religioso e cultural. São diversas gerações que não deixam morrer essa tradição que está só adormecida no espaço urbano”.

 

Para quem não pode ir até o Pici assistir às apresentações na sede do Escuta, há duas chances de ver as apresentações do Bumba-meu-boi: Nesta quarta-feira (7), às 19h, será no Estoril (Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema) e na quinta-feira (8), no CUCA Barra (Av. Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará).


Saiba mais: http://blogdoescuta.blogspot.com.br/2015/01/o-reisado-do-escuta-completa-25-anos-de.html


Reisado no Estoril


Ainda no Estoril, nesta terça-feira (6) o grupo Formosura de Teatro e os Brincantes da Jandaiguaba fazem uma grande Folia de Reis, com espetáculo, muita música e dança. A programação terá início às 19 horas e é gratuita. O grupo Formosura de Teatro. apresentará o espetáculo “Boi Estrela”, que conta a história de Mateus, capataz de confiança do poderoso Capitão Melancia, que recebe a ordem de tomar conta do Boi Estrela na ausência do patrão. Mateus se mete em numa grande enrascada e não sabe se conta ou não a verdade do que fez ao Boi. Às 20h, é a vez dos Brincantes da Jandaiguaba apresentarem seus números musicais e de dança, ao ritmo de tambores artesanais feitos pelos próprios participantes. O grupo mescla bumba-meu-boi e reisado, com personagens como o Jaraguá, o Boi, a Burrinha e o Mateus. Saiba mais: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura /  Assessoria de Comunicação da SecultFor – (fone: 85 3105 1386 / 8899 8705)

Reisado na UFC


Na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) é o grupo do programa de extensão Brincantes Cordão do Caroá que fará o encerramento do ciclo natalino, no bairro Benfica. A partir das 18h, o grupo apresentará o espetáculo O apagar das luzes da Reitoria. Às 19h, o grupo sairá em cortejo pelas ruas do Benfica junto com os moradores, em uma festa de cores, luzes e bênçãos para saudar o ano que se inicia.


Saiba mais: https://www.facebook.com/brincantescordao.docaroa / Fones: 85 8783 1523, 8710 8837 e 8898 7047 / e-mail: brincantescordaodocaroa@gmail.com

Reisado no SESC


No Espaço Multicultural da Unidade Centro do Sesc (R. 24 de maio, 692 – Centro), a programação começa mais cedo. Ao meio-dia desta terça-feira (6), o projeto Terça EnCena oferece ao público o espetáculo “Histórias de Andarilho”, do grupo Teruá. E às 12h30, na Área de Convivência da Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro) quem se apresenta é o Reisado Nossa Senhora da Saúde.


A peça “Histórias de Andarilho” mostra aos espectadores “frutos da tradição popular que são repassadas às novas gerações de forma lúdica e criativa. Histórias de reis, princesas, desafio e superação.” Já o Reisado Nossa Senhora da Saúde “faz a difusão das culturas de raiz, como forma de valorização das tradições populares.”


Mais informações: www.sesc-ce.com.br / Facebook: /sescceara / Twitter: @sesc_ce

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here