Disposto a dar ao passado o valor que merece, o jornalista e redator publicitário Emmanuel Montenegro idealizou o projeto @RuasBiográficas, com conteúdo produzido a partir das placas que dão nomes as ruas, avenidas, alamedas e travessas de Fortaleza. Ele faz microbiografias sobre as pessoas que figuram nas placas e publica no Instagram (rede social online de compartilhamento de foto e vídeo).


À frente da BPM Edições, selo editorial voltado à publicação de biografias, perfis e memórias de vida e de empresas, Montenegro afirma que o objetivo do projeto é resgatar parte da memória da cidade de mais de 2,5 milhões de habitantes.  “A ideia é levar um pouco da história de Fortaleza, por meio de textos curtos referentes às denominações de cada rua, publicados no Instagram juntamente com uma foto de trecho da rua”, explica.


Segundo o jornalista, o projeto nasceu durante uma caminhada, quando deparou com uma placa biográfica fixada no muro de uma rua da Capital. “Achei aquela placa interessante e fui pesquisar. Descobri que durante a primeira gestão do prefeito Juraci Magalhães, o jornalista Cláudio Pereira, na época presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Fortaleza (Funcet), colocou com a iniciativa privada placas biográficas identificando ruas da cidade”, recorda.


Na avaliação de Montenegro, é lamentável que apenas poucas placas biográficas espalhadas pela cidade tenham resistido ao longo dos anos. As que restaram estão, conforme o jornalista, em péssimo estado de conservação, mal localizadas, algumas escondidas pelas pinturas dos muros. “É uma tristeza ver esse descaso com o passado”.

Informação e educação

Inspirado pelo projeto e com a ajuda das novas tecnologias, o jornalista resolveu lançar o @RuasBiográficas, visando ainda informar e educar, ao destacar a contribuição daquela personalidade à comunidade. “Espero que este projeto possa trazer à tona os feitos daqueles que denominam cada rua, dando a devida importância à nossa história e instigando à busca de novos conhecimentos”, afirma.

Serviço

@Ruas Biográficas – Projeto de memória que traz microbiografias das pessoas que denominam as ruas, avenidas, alamedas e travessas de Fortaleza, capital do Ceará.

Acompanhe no Instagram: instagram.com/ruasbiograficas


Com informações do jornalista Emmanuel Montenegro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here