Uma roda de capoeira especial acontece neste domingo (10) na Praia de Iracema, em frente ao Estoril, a partir das 17 horas. Praticantes e admiradores desta genuína arte marcial brasileira vão receber Ubirajara Almeida, conhecido como Mestre Acordeon, 70 anos, que chega a Fortaleza num roteiro que percorre 22 mil quilômetros de bicicleta. Ele embarcou em 2 de setembro de 2013 da cidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), onde mora, em direção a Salvador, onde nasceu, com o objetivo de pesquisar e registrar no trajeto os efeitos de transformação social da capoeira.

 

Neste domingo, os capoeiristas da  Rede de Desenvolvimento Econômico da Capoeira no Ceará, integrada por 16 grupos do estado, terão uma vivência com o mestre que também vai narrar sua experiência de 56 anos de capoeira. A jornada do Mestre Acordeon faz parte do Projeto “B2B Joga Capoeira”, que significa Bay to Bahia,  em seu trajeto final vai passar por 11 países e mais de 32 cidades que serão percorridas ao longo de 22.000 quilômetros pedalados.  A previsão de chegada na Bahia é em 3 de setembro, um ano após o início, a tempo de comemorar seu aniversário de 71 anos.

 

Na divulgação do projeto, é informado que em cada cidade visitada é feito registro com uma equipe de produção audiovisual de diferentes grupos de capoeira, suas peculiaridades, personagens marcantes, conquistas individuais e coletivas, influências rítmicas e comportamentais, captando também de que forma a capoeira vem sendo influenciada por características específicas de cada região que a recebe.


A experiência será convertida num documentário sobre o ensino da capoeira nas Américas, um livro de técnicas escrito pelo mestre e um cd de músicas. A iniciativa também tem o objetivo de dar visibilidade ao projeto social Kirimurê, criado e desenvolvido por Mestre Acordeon há 8 anos na Bahia.

 
Sobre Mestre Acordeon


Mestre Acordeon é natural de Salvador, sendo considerado uma lenda viva da capoeira. Foi aluno do criador da capoeira Regional, Mestre Bimba, e atualmente, ensina, pesquisa e divulga a capoeira pelo mundo sendo considerado um grande ícone representativo na construção da história da capoeira atual. Após se consagrar nacionalmente com a criação do Grupo Folclórico da Bahia em 1964, no final da década de 60 levou sua capoeira para São Paulo. No final dos anos 70, embarcou em uma jornada internacional, fixando sua residência nos Estados Unidos.

 

Para a vivência com o Mestre Acordeon os organizadores estão cobrando R$ 20,00.

 
Com informações da assessoria de imprensa do evento. Contato: (85) 8885 4382

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here