Um encontro para celebrar a paz, em contato com a natureza. Assim é a Meditação da Lua Cheia, evento que acontece todos meses, simultaneamente, em 15 cidades brasileiras, sempre aberto ao público e gratuito. Em Fortaleza, a iniciativa da organização internacional Arte de Viver é realizada em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará.  A edição de setembro ocorrerá neste domingo (7), a partir das 20h, no jardim interno da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).


Para participar, não é preciso ter experiência, explica a Profª Rejane Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver. “A prática é guiada, o que facilita a vivência para os iniciantes”, justifica. Ela tem doutorado em Educação pela UFC e formação em terapias corporais alternativas e ioga no Brasil, na Itália e na Índia.


Antes da meditação, a professora prepara os alunos ensinando práticas simples, mas de muito efeito, de respiração e ioga. O Iefes disponibiliza colchonetes, mas quem preferir pode levar o seu ou mesmo um tapete, uma manta ou canga. Usar roupas leves e confortáveis é outra recomendação que ela faz.


Por que meditar sob a lua cheia? A explicação dada pela Arte de Viver é a seguinte: “Como a lua tem efeito nas marés e em toda a água do planeta, acredita-se que ela também afete o nosso corpo, que é composto por água em cerca de 70%. Assim, meditar sob a lua cheia pode harmonizar todos os efeitos desse astro sobre o nosso sistema. Além disso, a meditação tem um efeito muito positivo não só para quem a pratica, mas para todo o ambiente ao redor. A influência da lua pode ser percebida em nossas vidas, de uma forma ou de outra.  Em diferentes culturas no mundo todo – seja em celebrações para invocar boas vibrações para um novo trabalho ou em meditações – os movimentos da lua são levados em consideração.”


No Brasil, os locais onde ocorre a Meditação da Lua Cheia todos os meses são:  Alphaville (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Indaiatuba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro capital (Arpoador, Barra da Tijuca, Tijuca), Salvador (Pituba, Porto da Barra, Imbuí e Villas), São Paulo capital (Parque do Ibirapuera, Praça Pôr do Sol e Mirante de Santana), Santos (SP), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ).

Sobre a Arte de Viver – A organização The Art of Living (Arte de Viver) foi criada na Índia, em 1981, pelo líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz Sri Sri Ravi Shankar. Atua em 152 países, promovendo ações humanitárias e educacionais voltadas para o controle do estresse e prestando serviços sociais. Em Fortaleza, encontros dos integrantes da Arte de Viver acontecem todas as semanas no Instituto Roda da Vida (Rua Carlos Vasconcelos, 919, Aldeota).

Mais informações: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da UFC e da Arte de Viver

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here