Com uma trama envolvendo muita ação, romance e mensagens espirituais sob vários enfoques, o longa-metragem “Causa e Efeito”, dirigido pelo paulista André Marouço, e produzido pela Mundo Maior Filmes e Estação da Luz Filmes,  tem pré-estreia, para convidados, nesta quinta-feira (26), às 20h30min, no Centerplex Fortaleza, no Shopping Via Sul (Av. Washington Soares, 4335), em Fortaleza.  O evento contará com as presenças de André Marouço e ator Matheus Prestes.  No dia 3 de julho, a Paris Filmes e a Downtown Filmes fazem o lançamento nacional da produção.


 


Inspirada na Lei de Causa e Efeito, um dos principais pressupostos da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, a trama conta a história de Paulo, policial que vive uma vida tranquila e estável com sua família, até que, num acidente causado por um motorista alcoolizado Paulo perde a esposa e o filho. O criminoso se livra da prisão e Paulo, revoltado  torna-se um justiceiro, passando a acertar contas a mando de seu chefe.


 


A vida de Paulo terá outra reviravolta, desta vez para melhor, quando ao receber uma proposta para matar uma garota de programa, ele encontra em seu caminho um trio de velhinhos religiosos – um padre, um pastor e um espírita. O contato do protagonista com esses três personagens vai ajudá-lo a compreender a origem dos dramas atuais, que remontam a uma encarnação passada.


 


O elenco é formado por Matheus Prestes, Naruna Costa, Maurycio Madruga, Maritta Cury, Luiz Serra, Henrique Lisboa, Haroldo Serra, Felipe Mônaco, com participações especiais de Henrique Pagnoncelli e Rosi Campos. A maior parte da equipe que trabalhou no filme integra a TV Mundo Maior, emissora de TV da Fundação Espírita André Luiz, de São Paulo. Os demais trabalham com o diretor na TV Cultura. À época da pré-produção, Marouço selecionou para o elenco atores cerenses, como é o caso do conceituado Haroldo Serra.


 


Superação e tolerância


 


André Marouço, que dirigiu anteriormente “O Filme dos Espíritos”, esclarece que ao conceber o longa-metragem, seu objetivo foi “fazer um filme espírita para o ser humano encarnado nesse momento tão difícil da história terrena. Vemos que a corrupção, a violência, o materialismo e a sensualidade gratuita despontam como a grande praga desse início de século. E para mudar esse cenário é preciso, no nosso entendimento, que o cinema empreste também sua contribuição, contando histórias de superação, dramas onde a vida real seja estampada na tela e que possam explicar de forma racional como a Lei de Causa e Efeito pode ser corretiva, ou principalmente utilizada de forma a trazer a felicidade relativa aos indivíduos.”


 


Com esse filme, o diretor buscou também disseminar uma mensagem de tolerância. “Em uma época em que as diferenças partidárias e religiosas no Brasil e em outros lugares do planeta parecem estar tão prementes, nós adicionamos no enredo do filme três religiosos: um padre, um pastor e um espírita, idosos e amigos que apesar de terem suas crenças espirituais tão distintas umas das outras, se unem naquilo que as religiões deveriam fazer de melhor, que é mitigar a dor humana e auxiliar as criaturas na promoção social do ser. Enfim, uma história cheia de emoção e espiritualidade, um filme que afasta da mente humana o excessivo valor que se tem dado ao Ter, aproximando os seres humanos da importância do Ser”, diz.


 


Mais  informações:  Estação Luz Filmes – (fone: 85 3244 1094)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here