Se para um adulto conviver com a diabetes não é fácil, imagine para uma criança. Pensando nisso, equipe da Clínica Pediátrica do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), localizado na Rua Dr. Pergentino Maia 1559 – Messejana, em Fortaleza, elaborou o jogo psicoeducativo “Diabetes é isto!” para crianças. Trata-se de um jogo de cartas que apresenta tudo sobre a diabetes para facilitar a relação da criança com a doença. Somente de janeiro a junho deste ano, o hospital admitiu 27 crianças e adolescentes diagnosticadas com a doença.


 


O jogo informa os sintomas, as causas, e mostra bons hábitos alimentares no controle da doença. A brincadeira é composta por 14 pares de cartas que incluem temáticas multidisciplinares, retratadas em imagens e frases. Cada carta possui uma outra que a complementa o conteúdo e uma cor e numeração iguais correspondentes a cada par.


 


O jogador pode fazer os pares de carta a partir de uma das três possibilidades, praticar o jogo da memória ou jogo do mico, variando de 1 a 5 participantes e assim assimilar o conteúdo  abordado, com o auxílio da equipe multiprofissional, formada por psicóloga, endócrino-pediatra, nutricionista e acadêmica de psicologia.


 


De acordo com a endócrino-pediatra, Marina Melo, “a forma lúdica de apresentar o diabetes proporciona um espaço de aprendizado, desmistifica os significados atribuídos à doença e a sua convivência e pode ser um aliado na melhor adesão ao tratamento, uma vez que o conteúdo abordado fica mais claro e acessível para os pacientes e familiares”, justifica.


 


O jogo ainda é um projeto piloto que está sendo testado e explorado durante atendimentos individuais e adaptado em intervenções conjuntas realizadas com pacientes diabéticos de acordo com cada faixa etária e escolaridade.


 


Saiba mais: O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Esta doença acomete bebês e até adultos e envolve mudanças necessárias na rotina do paciente, no meio em que está inserido e em sua dinâmica familiar; acarreta ajustes nos hábitos alimentares e uso contínuo de medicação. Em muitos casos, o diagnóstico é carregado de dúvidas, ansiedade e temores em relação às adaptações que a vida do sujeito poderá sofrer.


 


Mais informações: Clínica Pediátrica do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara – (fone: 85  3216 8358)


 


Com informações da Assessoria de Comunicação do HGWA. / Foto: Divulgação


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here