O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) realiza a 2ª edição do seu Bazar Solidário, na próxima quinta-feira (05), a partir das 15h, na sede do Instituto, localizada no Bairro Itaperi, em Fortaleza. Na ocasião, serão comercializadas roupas, calçados, acessórios e utilidades novos e semi-novos a preços acessíveis. Toda a renda arrecadada será revertida para o apoio e a manutenção dos projetos socioambientais mantidos pelo Inec. A entrada no evento é gratuita e realizada somente mediante a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19. Também serão oferecidos serviços gratuitos de corte de cabelo, aferição de pressão arterial e testes de glicemia no local.

 

Atualmente, o Instituto desenvolve seis projetos socioambientais fixos nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos por meio de iniciativas que contribuem de forma significativa com o desenvolvimento de uma cultura local e regional sustentável, alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, o Inec também realiza ações emergenciais de combate à fome, trabalhando na arrecadação e distribuição de alimentos para famílias, comunidades e instituições em situação de vulnerabilidade social. O Instituto atua em todos os estados do Nordeste e nos nortes de Minas Gerais e do Espírito Santo.

 

Conheça abaixo os projetos socioambientais mantidos pelo Inec:

 

Desenvolvimento Comunitário

O projeto Desenvolvimento Comunitário configura-se como tecnologia social, envolvendo pessoas do campo e da cidade em processos comunitários para potencializar a autonomia, fortalecer a participação cidadã e política dos diversos sujeitos em seus territórios, e promover espaços de diálogo e de construção coletiva.

 

O projeto busca fomentar ainda o protagonismo, a autonomia dos territórios por meio da organização comunitária, formação de lideranças e ocupação de espaços de controle social, propiciando um ambiente de escuta e participação para resolução dos desafios em cada território. É realizado nos municípios cearenses de Itapiúna, Milagres, Meruoca e Fortaleza.

 

Calendário do Bem

O Projeto visa expandir as ações socioambientais por toda a área de atuação do Inec, integrando colaboradores, parceiros, clientes, comunidades e público externo. Em 2021, o projeto contribuiu com as Campanhas Brasil sem Fome e Natal sem Fome, beneficiando quase 517 mil pessoas e doando mais de 1,5 milhão de toneladas de alimentos em todo território de atuação do Inec.

 

Prosseguir

Cursinho preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. As vagas são direcionadas para jovens e adultos, com idade a partir dos 15 anos, moradores de comunidades urbanas e rurais de Fortaleza, Itapiúna, Meruoca, Milagres, Jaguaretama e Solonópole.

 

O objetivo é oportunizar o acesso desse público ao ensino superior e ampliar as chances de ingressarem no mercado de trabalho, contribuindo para a formação intelectual, profissional e humana. Além disso, o projeto visa estimular os alunos a se engajarem em ações sociais em seus territórios, contribuindo para o desenvolvimento comunitário e humano.

 

Cultura em Comunidade

O projeto tem como objetivo fomentar a criação de bens e serviços culturais nas dimensões econômica, simbólica e cidadã, expandindo a economia da cultura e a formação de capital humano e social. É realizado nos municípios Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Meruoca, Itapiúna, Jaguaretama, Milagres, Guaraciaba do Norte, Itapajé, Canoa Quebrada, Acarati, Icapuí e Solonópole. Alguns cursos ofertados: Xilogravura de cordel, mosaico, literatura, corte e costura, reciclagem, teatro e produção cultural, máscaras, música e produção cultural, dança e produção cultural e gastronomia.

 

Cada curso possui uma média de 04 meses de duração e um módulo final sobre empreendedorismo, com a criação de um plano de negócios que possibilita perspectivas para geração de renda com a prática aprendida.

 

Espaço de Leitura

O Projeto Espaço de Leitura tem como concepção metodológica o incentivo à leitura, por meio de um espaço lúdico que convide as crianças ao desenvolvimento da aprendizagem de forma cidadã. O principal resultado alcançado pelas comunidades beneficiadas é contribuir para a redução do analfabetismo funcional, por meio da leitura, acesso a informação, a pesquisa e a cultura local. O projeto acontece nos municípios cearenses de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Meruoca, Solonópole, Guaraciaba do Norte, Itapajé, Aracati (canoa quebrada), Milagres e Itapiúna.

 

Labinec

Espaço colaborativo para a formação de novos talentos e inclusão digital e social. O objetivo é promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas, estimulando o potencial criativo de crianças, adolescentes e jovens com idades entre 10 e 21 anos, que são estudantes de instituições públicas.

 

O LabInec é fundamentado na cultura Maker, que incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa, com foco na criação de objetos e dispositivos (robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas de fabricação de objetos, jogos digitais e desenvolvimento de aplicativos). Atualmente, o projeto está presente nos municípios cearenses de Itapiúna, Fortaleza e Maracanaú.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here