“Menino Bernardo” destaca a importância do diálogo entre adultos e crianças e ensina estratégias de autoproteção 

Escritora, ativista e assistente social, Mônica Mota lança seu segundo livro nesta quinta-feira (5), no Auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa do Ceará, às 15h30. Intitulado “Menino Bernardo”, a obra conta a vida de uma criança cadeirante que gosta muito de estar com seus amigos. As brincadeiras sempre incluem Bernardo e sua cadeira de rodas vermelha. 

Durante uma contação de histórias de seu primeiro livro, Mônica tinha na plateia o menino Vinicius Estevam. Portador de Mielomeningocele, uma má formação da coluna vertebral. O garoto se emocionou com a história de “Tom, Elis e Chico” e pediu para conversar com a escritora. Desse diálogo, nasceu a ideia de sua segunda obra infantil. 

Como ativista do combate ao abuso sexual infantil, Mônica enxergou como pessoas com deficiência são mais vulneráveis à violência. O livro alerta para a importância do diálogo entre adultos e crianças sobre todos os tipos de agressão. Cita também o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a sua importância na sala de aula, assim como o papel dos adultos de ouvir e não omitir qualquer violência sofrida pela criança, seja ela portadora de alguma deficiência ou não. 

Só no Brasil, existem cerca de 45,6 milhões de pessoas que vivem com algum tipo de deficiência. Destas, 3,5 milhões são crianças de até 12 anos de idade. Os dados são de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) crianças com deficiência têm uma probabilidade de três a quatro vezes mais alta de serem vítimas de violência tendo ainda mais dificuldade de relatarem a violação de direitos que foram expostas. 

“Menino Bernardo” traz o alerta para a pouca atenção dada às pessoas com deficiência. A proposta de Mônica em sua segunda obra infantil é mostrar que a infância deve ser um espaço seguro, colorido e cheio de brincadeiras. Os adultos precisam assumir a responsabilidade de ouvir e proteger as crianças. No livro, a autora aborda ainda estratégias de autoproteção que podem ser ensinadas aos pequenos. 

A AUTORA 

Mônica Mota tem 24 anos, é natural de Pentecoste, filha de agricultor, neta de professora, estudou a vida inteira em escola pública do campo. Quando criança, foi vítima de abuso sexual dos 6 aos 12 anos e com a ajuda de um professor superou traumas e dificuldades da vida no campo. Hoje é ativista no combate à violência sexual infantil, assistente social e lança seu segundo livro.

“Tom, Elis e Chico” foi a obra de estreia da escritora. Com lançamento feito na XII Edição da Bienal Internacional do Livro, em 2019, Mônica tratou de forma lúdica a violência e o abuso sexual contra crianças, tornando-se a primeira cearense a publicar um livro infantil nesse tema. 

Também ficou conhecida por idealizar a “Campanha Todo dia é 18 de maio”, onde ressalta a importância de todo dia combater a violência e o abuso sexual contra crianças. A campanha remete ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil (Lei 9.970/00). A data remete ao crime cometido contra Araceli, uma menina de apenas 8 anos de idade, abusada sexualmente e brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973. 

“Menino Bernardo” é um livro financiado pela Visão Mundial, uma organização cristã que atua desde 1950 no mundo todo em defesa da criança e do adolescente e proteção das populações vulneráveis. 

O livro conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), que atua há 15 anos na promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades rurais no Nordeste brasileiro. A sede fica em Pentecoste, terra natal de Mônica Mota, e foi fundada por jovens oriundos do sertão. A Adel é uma organização sem fins lucrativos que apoia o empreendedorismo e o protagonismo social de agricultoras, agricultores e jovens. 

O lançamento de “Menino Bernardo” acontece no auditório da Assembleia Legislativa a pedido da terceira secretária da Mesa Diretora, deputada Érika Amorim. A deputada do PSD, representante do Poder Legislativo no Pacto Nacional pela Primeira Infância, assina a apresentação da publicação. 

SERVIÇO 

Lançamento do livro “Menino Bernardo” 

Data: 05/05/2022 

Horário: 15h30 

Traje: Passeio completo 

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará/ Auditório Murilo Aguiar, Rua Barbosa de Freitas – 2674 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here