Em cada mão um tijolo. Em cada coração um sonho. A construção da creche Pleno Viver, em Alto Alegre II – Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, é resultado não apenas de uma necessidade da comunidade, mas, principalmente, de um sonho que foi compartilhado entre pessoas que acreditam na superação de um quadro desfavorável, social e econômico.


A obra, coordenada pela Fundação Terra no Ceará, nasceu, segundo a coordenadora Valéria Quinderé, de uma inspiração do Padre Airton, idealizador da mencionada entidade, cuja sede geral fica na periferia de Arcoverde, cidade no semiárido do estado de Pernambuco. Conforme Valéria, o religioso ficou sensibilizado com as necessidades da comunidade cearense e idealizou a construção da creche. “Por isso a escolha do nome, queremos oferecer um pleno viver a essas crianças”, destaca Valéria.


De acordo com a coordenadora, a partir da inspiração do padre, um mutirão se formou para ajudar na construção e dividir entre si esse sonho. “Cada pessoa desse mutirão tem uma grande participação na construção da creche, cada uma carregou um tijolinho”, afirma.


A creche Pleno Viver atenderá 138 crianças, entre quatro meses e três anos e 11 meses. O período de atendimento será integral, contando com psicólogos, pedagogos e professores, além de outros profissionais. “Precisamos focar nessa faixa etária. As creches mantidas pelos governos atendem crianças a partir de quatro anos. Então precisamos proteger a faixa inicial, que precisa ser preparada”, explica Valéria Quinderé.

Doação


O terreno onde está sendo construída a creche foi doado, em comodato por 25 anos, pela Prefeitura de Maracanaú. A doação, após esse tempo, pode ser renovada. A obra está prevista para ser concluída em outubro deste ano. No entanto, a creche começará a funcionar no início do ano letivo de 2015, em fevereiro.


Conforme Valéria, parte das vagas da creche já está destinada as crianças que são filhas das participantes do projeto Bebê da Terra. O restante das vagas será definida através de seleção, a ser realizada pela Associação Aracê, formada por pedagogas e psicólogas que trabalham há 10 anos na comunidade. “A comunidade tem necessidade de atendimento para 600 crianças. Infelizmente não dá para absorver todas. A Associação Aracê fará a seleção através de alguns critérios. A intenção é que as crianças mais necessitadas sejam integradas a creche. A comunidade está avisada e já tem muitas mães nos procurando”, resume Valéria.

Arquitetando sonhos


Em fase de finalização da construção, a Fundação superou outra dificuldade, a de trabalhar as ambientações da creche. Desde o início, explica Valéria, a obra contou com parcerias importantes. Contudo, ao final já não havia recursos para focar nos ambientes. Neste contexto nasceu o projeto Arquitetando Sonhos. “A Magis Incorporações nos ajudou sempre, entrando com material de construção e até serviços de engenharia. O Deda Studart é filho espiritual do Padre Airton e sempre apoiou o trabalho da Fundação. Na fase de finalização, não sabíamos como iríamos cuidar das ambientações, pois não havia dinheiro para isso. O Deda fez a ponte com vários arquitetos, abrindo um espaço para que pudéssemos convidar os profissionais. Então 27 arquitetos atenderam ao convite, adotando um ambiente cada para ser trabalhado”, recorda.


Nesta sexta-feira (11), padre Airton receberá, na sede da Fundação Terra no Ceará, os 27 arquitetos voluntários, que apresentarão seus projetos arquitetônicos. O encontro acontece a partir das 14h30.

Outros projetos


No Ceará, a Fundação Terra atua focada na educação, porém, desenvolve outros projetos de assistência social e evangelização, lembrando que a instituição trabalha em conjunto com a Igreja Católica. No Estado, a Fundação chegou através da construção da Capela Nossa Senhora da Conceição, em Alto Alegre II.  Segundo a coordenadora da Fundação Terra no Ceará, a partir dessa obra, os grupos Terra foram descobrindo outras demandas da comunidade.


Tendo as necessidades sociais como um novo ponto de partida, os grupos foram organizando mais projetos. Surgiram, então, trabalhos como Bebê da Terra, que auxilia gestantes da comunidade, Evangelização, preparando crianças para o catecismo, e o Perseverança, que trabalha com os jovens após o catecismo, com objetivo de orientá-los para a vida, além de outros projetos.

Sobre a Fundação Terra


A Instituição foi fundada por Padre Airton Freire e há 30 anos atende pessoas em situação de risco no semiárido pernambucano e, mais recentemente, na primeira unidade da Fundação no estado do Ceará, localizada em Maracanaú. A Fundação promove a educação em todos os níveis, com turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Profissionalizante. No Ceará atua há quase 10 anos e terá como projeto a creche Pleno Viver com atendimento para crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, da comunidade de Alto Alegre II.

Saiba mais


Para os interessados em ajudar no custeio da Creche Pleno Viver, as doações podem ser feitas através da conta corrente da Fundação.

Banco do Brasil

Agência: 2879-7

Conta Corrente: 29778-X

Fundação Terra

Serviço

Projeto arquitetando Sonhos com Padre Airton Freire

Data: 11de julho

Horário: 14h30

Local: Creche Pleno Viver – Rua 6, 255 – Alto Alegre II Maracanaú


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here