Há 33 anos, a bailarina Anália Timbó fundou a ONG Associação Vidança, que atua na formação de crianças e adolescentes em arte, com núcleo voltado para dança e música. Para celebrar a data, a Associação promove nesta quarta-feira, 3, no Theatro José de Alencar, a abertura da exposição Memorial Vidança, que resgata a história da ONG, através de imagens. No projeto, há trabalhos de fotógrafos como Alex Hermes, Jarbas Oliveira e Sol Coêlho, sob a curadoria de Maíra Ortins.


“Pela primeira vez vamos reunir e exibir os principais registros da nossa história, desde 1981, quando resolvi assumir o trabalho com crianças e adolescentes filhos de operários, no bairro Vila Velha, promovido naquela época pelo Serviço Social da Indústria do Ceará (SESI). É a oportunidade de rever e registrar tudo o que semeamos nesses anos através das nossas oficinas, da companhia de dança e de seus espetáculos pelo Ceará, pelo Brasil e até nos Estados Unidos”, explica a presidente da associação, professora, bailarina e coreógrafa, Anália Timbó.

Itinerante

Em formato itinerante, a exposição será apresentada juntamente com o espetáculo Histórias de Acordar o Amanhã, chegando ainda ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ao CUCA da Barra do Ceará, e às cidades de Horizonte e Itarema, ainda esse mês. A entrada é gratuita, com exceção das apresentações no Dragão do Mar, pois o valor arrecadado com a venda dos ingressos será doado para a realização da confraternização de Natal da Vidança.


Enquanto a exposição tem como objetivo levar ao grande público um recorte especial da história da Vidança, a circulação do espetáculo visa à prática do aprendizado, ao aprimoramento de alunos e professores e à formação de plateia. “Esse momento é muito importante para nós que fazemos a Vidança, principalmente para nossos alunos e suas famílias, nossos professores e parceiros, pois a história da Vidança é essencialmente a história e as vivências de cada um de nós”, conclui Anália.


Sobre a Vidança

A Associação Vidança surgiu em 1981, através do trabalho de sua presidente Anália Timbó, professora, bailarina e coreógrafa. Com formação na Escola de Dança Clássica e Neo-Clássica do SESI, voltada para as classes menos favorecidas. Em 1979, ela assumiu o trabalho com crianças e adolescentes filhos de operários, no bairro Vila Velha, na Barra do Ceará. São 33 anos de existência do projeto que busca, através de novas parcerias, cumprir sua meta de formar profissionais desde a infância, proporcionando uma formação em arte, cujo núcleo é a dança e a música.


Dentre os núcleos da associação estão: a Escola de Artes e Ofícios Vidança que desenvolve a formação em dança, balé clássico, dança contemporânea, danças dramáticas e folclóricas, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, percussão com o grupo Tambatuque do Vidança e Retalhos da Vida – que promove encontros e propicia a troca de saberes entre as gerações como forma de envolver e fortalecer os vínculos familiares.

Programação
Exposição Memorial Vidança e Histórias de Acordar o Amanhã
Dia: 03/12

Local: Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro Horário: 19h

Entrada gratuita.

 
Dias: 06 e 07/12

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

Horário: 19h

Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação de documentação).

Dia: 17/12

Local: Centro Cultural Tasso Jereissati – Rua Baturité, 776 – Centro – Horizonte

Horário: 19h

Entrada gratuita.

 
Dia: 18, 19 e 20/12

Local: CUCA BARRA – Av. Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará Horário: Dia 18, às 19h. Dia 19, às 15h e às 19h. Dia 20, às 18h.

Entrada gratuita.

 
Dia: 23/12

Local: Praça Nossa Senhora de Fátima – Em frente à sede da Prefeitura de Itarema – Itarema

Horário: 18h

Grátis

 

Mais informações sobre a Vidança: (85) 3262.7599/ 9985.3687/9705.7433/ www.vidanca.org.br


Com informações da Associação Vidança

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here