Na próxima quinta-feira (22), será realizada, às 15 horas, na Fanor, uma Mesa Redonda sobre o sentimento de medo e insegurança em Fortaleza. O evento, promovido pela Fanor/Devry, traz como tema “O Medo instrumentalizado: impactos na vida e na segurança pública”. Levantamentos recentes apontam que o Brasil é o segundo país com o maior número de homicídios em todo o mundo. O Ceará é o terceiro estado com País com a maior taxa de homicídios. São 46,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes, segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.


A média de Fortaleza é, ainda, maior que a do Estado, com 72,7 homicídios da cada 100 mil habitantes. Uma pessoa morre a cada 10 minutos. O cenário de violência reflete na sensação de medo da população. Para discutir o problema, o evento vai contar com profissionais de segurança pública, psicólogos, juristas e representantes da sociedade civil.


Segundo Márcio Gondim, mestre em psicologia e coordenador Acadêmico do Curso de Psicologia, diante do quadro da segurança pública, percebe-se diferentes reações sociais e individuais. Ele lembra que a situação é tão grave que há uma adesão subjetiva à barbárie. Em recente pesquisa publicada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 50% dos brasileiros concordam com a afirmação “bandido bom é bandido morto”.

Saiba mais

O debate vai contar com a presença do tenente Anderson Duarte, do Comitê Cearense pela Desmilitarização da Polícia e da Política de Repressão e representante da LEAP no Brasil; Isadora Dias, mestre em psicologia (UFC); Rejane Vasconcelos, assistente social e doutora em sociologia; Marcus Giovani, advogado, mestre em políticas públicas (Uece), Aná Vládia, doutora em sociologia (UFRN) e Márcio Gondim.

Serviço

Local: Auditório da Fanor | DeVry – Campus Dunas

Data: 22 de outubro

Horário: 15 horas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here