Com os impactos da pandemia, os brasileiros estão cuidando mais da saúde durante esse último ano. É o que aponta o resultado de uma pesquisa realizada pelo Google Consumer Survey no Brasil todo. “Eu levei um grande susto depois de comer algo que não me fez bem, tive um pico de pressão a ponto de chegar aos 22/14. Quando o susto passou depois de ser medicado e orientado a reduzir de peso pensei muito se queria continuar com esses hábitos”, conta o publicitário Luiz Pires.

Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2021. Ao todo, foram entrevistadas 2.000 pessoas para entender o comportamento da população em relação aos serviços de saúde. O levantamento mostrou que 35% dos brasileiros estão cuidando mais da saúde ainda esse ano. E ao menos 14% dos entrevistados sabem que precisam marcar consultas ou exames atrasados. Outro ponto abordado foi a urgência dos casos: 47% dos entrevistados declararam que deixam para marcar uma consulta quando já estão com algum sintoma.

Segundo Rafael Macedo, cardiologista do Hospital São Camilo, a mudança de hábitos para cuidar da saúde cresceu devido ao processo de educação. “Quando a gente falava cuidar da saúde, o entendimento era tratar as doenças e graças a um processo de conscientização, acesso à informação e um trabalho ativo também dos profissionais de saúde, as pessoas foram se educando de que cuidar da saúde não é tratar as doenças, mas, sim promover a saúde”.

Dr. Rafael Macedo.jpeg
Dr. Rafael Macedo

Com 32 anos, Luiz Pires decidiu iniciar uma dieta, atividades físicas e no primeiro mês o publicitário estava com 12kg a menos. “Diante do resultado positivo aumentei ainda mais a frequência, a intensidade e o tempo de atividade física. As pessoas deveriam acreditar no poder que meia hora do seu dia pode sim fazer a diferença. O autocuidado serve pra você conhecer seus limites, no meu pico de pressão alta eu tive um sinal de alerta do meu corpo, pedindo ajuda, consegui ouvir e entender apesar do susto, mas me saí bem disso”, conta.

A atividade física possui diversos benefícios para a saúde, como o controle do colesterol, o controle da glicemia e a melhora da capacidade física. “No acompanhamento sempre orientamos a atividade física. No consultório de cardiologia para praticamente todos os pacientes, sejam eles saudáveis, sejam eles portadores de alguma patologia já conhecida, sempre estimulamos e orientamos a atividade física”, explica o cardiologista.

“Para um profissional da saúde, esse resultado do aumento de cuidados com a saúde é uma satisfação muito grande. Ver as pessoas tendo consciência da atividade física, da importância dos cuidados e que a população tem conhecimento acerca da importância da promoção da saúde, da prevenção de doenças. A gente fica muito satisfeito em ver tantas pessoas acordando cedo correndo, pedalando na cidade. Nós profissionais, ficamos muito satisfeitos em ver isso e facilita o nosso trabalho”, esclarece Rafael Macedo.

Luiz Pires compartilha a conquista: “Hoje me sinto orgulhoso dos resultados que obtive com o cuidado com a saúde. Me superei, consegui quebrar as barreiras porque tive vontade para isso e quis fazer acontecer. Tenho uma disposição que nunca imaginei, desde acordar muito cedo a correr, pedalar, nadar e além disso, deitar a cabeça no travesseiro e ter a certeza de que no outro dia irei acordar e me superar novamente, porque nunca deixei de acreditar no que sou capaz de fazer”.

Luiz Pires, antes e depois.jpeg
Luiz Pires (antes e depois)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here