A Associação Casa de Afonso e Maria (Acam) recebeu, no dia 17 de novembro, o III Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos na categoria Práticas Humanísticas. A Acam foi premiada pelo projeto Cultura de Paz e Cidadania, que acolhe 287 crianças e adolescentes  no contra turno escolar em  atividades artísticas e esportivas: balé, biblioteca, capoeira, futebol, palestras, karatê, música além de oficinas de geração de renda para os familiares dos atendidos.


A Acam atua no bairro Vicente Pinzón desde 2010. Conforme a diretoria da associação, as ações da Associação são voltadas, principalmente, para a defesa dos Direitos Humanos. A presidente da instituição, Gilmaíse Mendes, recebeu o prêmio das mãos da Ministra Ideli Salvati na Teatro Municipal do Rio de Janeiro.  “Fora do horário escolar, as crianças e adolescentes fazem atividades diversas, como balé, caratê, judô, música e biblioteca, com contação de histórias. É medida de prevenção. Todas as crianças têm um sonho e quem tem um sonho não tem perigo de entrar em práticas violentas”, comentou a presidente, reconhecendo que o local é uma região carente e violenta. “Lá que está precisando. Temos que ir para onde precisa”, completou.

Prêmio

O prêmio, criado em 2012, homenageia a memória da juíza Patrícia Acioli – assassinada em 2011 – e continua a luta da magistrada em prol da dignidade humana. É promovido pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).


A premiação tem o intuito de promover um mergulho no amplo universo da cidadania, através do fortalecimento do diálogo entre o Judiciário e a sociedade. A Constituição garante a todos o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança. O objetivo do Prêmio é defender que esses direitos sejam respeitados.


São três categorias: Práticas Humanísticas,Trabalhos Acadêmicos e Redação do Ensino Fundamental. São concedidos cerca de R$ 70.000,00 em prêmios aos vencedores.

Sobre a Acam

A Associação Casa de Afonso e Maria foi fundada em 22 de outubro de 2010 pela determinação dos membros da família Oliveira, composta pelos descendentes do casal Afonso Justino de Oliveira e Maria Lima de Oliveira.


O principal objetivo, segundo a Acam, é desenvolver um trabalho social junto a comunidade do bairro Vicente Pinzon, contribuindo para conscientizar os cidadãos quanto ao respeito no meio onde vivem e o equilíbrio em suas relações, nos aspectos sociocultural e ambiental.


A Acam mantém parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM) desde a fundação. Atualmente, desenvolve suas atividades em um prédio cedido pelo governo do Estado, na Rua Dr. Antônio Carneiro – 763, onde mantêm aulas de balé, karatê e futebol, além de um ponto de leitura em parceria com a Coelce.


Mais informações: casadeafonsoemaria.blogspot.com.br/

*Crédito Foto: Reprodução / Acam


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here