Acontece, nesta sexta-feira (22), a 42ª Marcha pela Vida em Washington (EUA). A mobilização é considerada o mais importante evento pró-vida do mundo. Na edição de 2015, mais de meio milhão de pessoas percorreram as ruas da capital americana. Reforçando o tema desta edição, “Os pró-vidas e as pró-mulheres caminham de mãos dadas” (tradução livre), representantes pró-vidas brasileiros, italianos, franceses e holandeses participam, mais uma vez, da manifestação. Luís Eduardo Girão, coordenador do Movimento pela Vida e Não Violência (Movida) e Lenise Garcia, presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto, já estão nos Estados Unidos para somar esforços em defesa da vida.


Para Fernando Lobo, um dos diretores do Movida, a participação de pró-vidas brasileiros impacta positivamente no planejamento estratégico de ações dos movimentos locais. “A participação deles no maior evento mundial em defesa da vida é muito importante, porque a luta, como tudo hoje, é abrangente e global. A integração entre os ativistas é fundamental, ainda, para as articulações de manifestações em defesa da vida nos estados brasileiros.


A Marcha pela Vida será realizada no National Mall, em Washington, no Monumento de Washington. O programa começa com uma reunião às 12 horas, e um tempo de reflexão musical, às 11h45.

Sobre o evento

A Marcha pela Vida, em Washington, começou como uma pequena demonstração em 22 de Janeiro de 1974, marcando o primeiro aniversário das decisões da Suprema Corte no caso Roe contra Wade (o caso judicial pelo qual a Suprema Corte reconheceu o direito ao aborto ou interrupção voluntária da gravidez, nos Estados Unidos, em 1973). Segundo a organização do movimento, a partir dessa data, a marcha rapidamente cresceu e se tornou o maior evento pró-vida do mundo, atraindo, anualmente, milhares de pessoas de diversas nacionalidades. “A manifestação pacífica é um testemunho da verdade sobre a maior violação dos direitos humanos do nosso tempo, o aborto”, defende a organização da marcha. Saiba mais, acesse: http://marchforlife.org


Ainda de acordo com informações de movimentos pró-vidas americanos, desde a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, o número de nascituros abortados, desde então, ultrapassa a casa dos 61 milhões, número equivalente à população de 23 estados americanos. Entretanto, os pró-vidas argumentam que vem conquistando terreno, especialmente entre os jovens.


Na marcha de 2015, viam-se por toda parte cartazes portados, sobretudo, por jovens, nos quais se lia: “Geração Pro-Life”. Além da já conhecida marcha em Washingon, DC, manifestações análogas ocorreram em Jefferson City, Missouri e Baton Rouge, na Louisiana.


Com informações dos sites March For Life e Catolicismo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here