O problema da segurança pública no Ceará, em especial a questão dos homicídios em Fortaleza e na Região Metropolitana será debatido em audiência pública a ser realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)nesta sexta-feira (10). O encontro terá início às 9h, no 4º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. Está prevista a participação de membros do MPCE,  juízes, representantes da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), do Comando-Geral da Polícia Militar e da Controladoria-Geral de Disciplina e Sistema Penitenciário (CGD).


No encontro, um grupo de promotores de Justiça apresentará um projeto de articulação interinstitucional com as polícias e o Judiciário, visando acelerar a investigação o processo e o julgamento dos crimes de homicídios dentro dos prazos legais. Isto porque há um acúmulo de casos à espera de solução. “Existem atualmente quase 11 mil inquéritos ou processos de homicídio na Capital, mas o Tribunal do Júri somente consegue julgar cerca de 40 casos ao mês”, segundo o promotor Manuel Pinheiro.


Como exemplo de êxito no combate à violência, o promotor Manuel Pinheiro irá fazer uma exposição sobre o controle da criminalidade em Nova Iorque, estabelecendo um paralelo com a capital cearense. Entre os dados que ele irá citar estão os relativos ao período de 1990 até 2014, quando houve redução de 80% nos índices de homicídio naquela metrópole. “Fazendo um comparativo, são cidades com trajetórias opostas, pois Fortaleza era mais segura e hoje em dia é bem mais perigosa do que Nova Iorque. A chance de ser assassinado aqui é 16 vezes maior que lá, por exemplo”, ressalta o promotor.

 
Com informações da assessoria de imprensa do MPCE. Contato – (fones: 85 3452 3769 / 3452 3781)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here