No dia 24 de julho completa 30 anos da Lei de Cotas (nº 8213/91), que prevê a contratação de pessoas com deficiência de acordo com a quantidade de colaboradores e colaboradoras de uma empresa. Esta data é muito importante para o Assaí Atacadista porque a valorização de pessoas com deficiência é um dos principais pilares do Programa de Diversidade da companhia. Hoje o Assaí possui 2.655 pessoas com deficiência em seu time, o que corresponde a 5.2%.

Um colaborador no Ceará que é um exemplo de acolhimento e superação é Johnatan dos Santos. Ele trabalha na companhia desde 2018 e, quando foi realizar a entrevista de emprego, ficou com receio de falar sobre sua deficiência física por medo de o acharem incapacitado para cumprir suas tarefas. “Quando eu falei para eles que tinha uma deficiência no braço, nada mudou. Eles me trataram como qualquer outro colaborador. E hoje eu me sinto uma outra pessoa. Aqui aprendi muitas coisas. Não sou mais o Jhonatan de 4 anos atrás. Hoje eu tenho um rumo, uma perspectiva de futuro, sei onde quero chegar e fico muito feliz por fazer parte da família Assaí”, diz o colaborador que é Chefe da Prevenção de Vendas da unidade de Messejana (CE).

Além de valorizar a contratação de colaboradores e colaboradoras com deficiência, o Assaí oferece outras iniciativas de inclusão como treinamento de carreira personalizado para estes profissionais, o Protagonize sua Carreira. Há também um curso de Libras na Universidade Assaí para que os demais colegas de trabalho possam aprender a se comunicar melhor com a pessoa surda. A companhia proporciona ainda acessibilidade nas unidades, uso de legenda e/ou tradutor de libras nos vídeos e materiais internos, um calendário expressivo de Diversidade com ações internas e também destina o lucro da venda das sacolas plásticas de suas unidades para 50 entidades de apoio à saúde em todo o Brasil, como é o caso da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

O Assaí busca também facilitar a comunicação entre os colaboradores e clientes com deficiência e uma das iniciativas criadas para que isso aconteça foi a disponibilização do avatar Hugo, da Hand Talk, no site da companhia e em seu canal interno de comunicação. A ferramenta traduz conteúdos de textos e vídeos em Libras e, por meio da iniciativa, o Assaí passou a ser a primeira empresa do varejo a implementar o recurso de acessibilidade para pessoas surdas.

 

Sobre o Assaí Atacadista 

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Com crescimento de 30% em receita bruta em 2020, é a empresa de cash&carry que cresce mais rápido no Brasil e está presente nas cinco regiões do País com 187 lojas distribuídas em 23 estados (incluindo Distrito Federal). É um dos dez maiores empregadores do país com mais de 50 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here