O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) inicia nesta terça-feira (26) – data em que foi fundado – as comemorações de seus 62 anos. A partir das 16h, na Praça da Imprensa (Av. Desembargador Moreira, S/N – Dionísio Torres), será realizado o ato Tribuna Livre pela Democratização da Comunicação. Na próxima sexta-feira (29), a partir das 19h, o cenário das celebrações será o Espaço Cultural SindBar, na sede da entidade (Rua Joaquim Sá,  545 – Dionísio Torres), com lançamento do livro “Comunicação Pública e Inclusão Política – reflexões sobre cidadania ativa e democracia participativa”, do jornalista Alberto Perdigão,bate-papo com o autor, debate e coquetel.


O ato desta terça-feira na Praça da Imprensa ocorrerá em parceria com movimentos sociais e sindicais.  Será uma manifestação em favor da liberdade de expressão. “Trabalhadores e movimentos sociais são vozes silenciadas; mulheres, negros e a população LGBT são subrepresentados e vítimas de estereótipo na mídia. Além disso, o Brasil vive sob o domínio de oligopólios formados por meio da propriedade cruzada de emissoras de rádio e TV, revistas, jornais e portais noticiosos”, diz  Samira de Castro, presidente do Sindjorce.


No ato também serão lembrados os 10 anos de organização do movimento pela mídia democrática no Estado, iniciado em 2005, no Sindjorce, com a criação do Comitê pela Democratização da Comunicação do Ceará, representação local do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), sob coordenação atual de Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindjorce.

O Fórum foi fundado por profissionais do jornalismo, em 1991, a partir de articulação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Uma das bandeiras do FNDC é a regulamentação da mídia no Brasil, com o objetivo de evitar concentração e manipulação nos meios de comunicação.

COMUNICAÇÃO PÚBLICA


Para se somar ao debate sobre democratização da comunicação, o jornalista Alberto Perdigão lança no SindBar o livro “Comunicação Pública e Inclusão Política – reflexões sobre cidadania ativa e democracia participativa”, contendo 38 artigos jornalísticos e duas entrevistas sobre comunicação pública, televisão pública e ciberdemocracia. O material foi publicado nos últimos quatro anos. A obra é prefaciada pela Profª Cosette Castro, da Universidade Católica de Brasília, e apresentada pelo Prof. Gilmar de Carvalho, da Universidade Federal do Ceará.


Segundo Perdigão, seu livro apresenta para governos e para a sociedade novos enfoques para temas como a comunicação pública, “que supera a comunicação institucional”; a TV pública, “que avança em relação à televisão estatal”; e a ciberdemocracia “como novas relações de poder pós-massivas”.


Na ocasião, o autor será entrevistado pelo jornalista Rafael Mesquita, que também mediará debate com o público. A solenidade segue com sessão de autógafos e coquetel.

Com informações do Sindjorce e do FNDC – (fone: 85 3272 2966) / Foto: Divulgação/Sindjorce

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here