Atuando há 28 anos em Fortaleza, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que precisam conversar, sob sigilo, através dos números 141 ou 3257-1084. No período de festas de fim de ano, o número de atendimentos aumenta até 30%. Consciente da complexidade e delicadeza da ocasião, o CVV funcionará normalmente durante o Réveillon.


Segundo Gilmaíze Mendes, voluntária do CVV, o clima de final de ano reforça sentimentos de solidão. A carência afetiva, analisa a voluntária, ganha impulso e aumenta a demanda da linha de apoio. No entanto, Gilmaíze destaca que muitas ligações não são apenas desabafos, mas também de reconhecimento ao trabalho que é realizado pelos voluntários. “Muitas pessoas estão distantes das famílias ou perderam um ente querido recentemente. Elas ligam como uma forma de ficarem acompanhadas, de ter alguém no outro lado da linha que escute seus desabafos, com respeito e solidariedade. Também temos muitas ligações que são de agradecimento ou de parabéns pelo trabalho que é realizado”, revelou Gilmaíze.


O atendimento é ininterrupto. Os voluntários revezam com intervalos de quatro horas. Para Gilmaíze, o trabalho é gratificante. “Nós acreditamos que ajudamos, pois as pessoas nos relatam isso no atendimento. Nesses plantões nos preparamos como se um fosse um presente para nós. Esse trabalho, o de ouvir, funciona como se fosse um remédio para a solidão”, ponderou a voluntária.

Sobre o CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.


É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção do suicídio no Brasil.


Mais informações: CVV Fortaleza – (fone: 85 141 e 3257 1084) / E-mail: fortaleza@cvv.org.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here