No próximo sábado (13), terá início em Fortaleza o Programa Ser Criança, com a intenção de levar aos pais, educadores e às crianças a importância do brincar. Estão previstos festivais de desenhos, brinquedos, inventos; oficinas de bonecas de pano, além de uma mostra de cinema e uma exposição itinerante em escolas e praças das sete regionais da grande Fortaleza. A culminância do programa será em 12 de outubro, Dia da Criança, com a realização do II Salão de Artes da Criança.


 


O Festival de Desenho e o Festival de Brinquedos e Inventos serão exclusivos para crianças de 5 a 13 anos de idade. A Mostra de Cinema e Vídeo exibirá filmes tanto para o público infantil, quanto para pais, familiares e educadores. A Exposição Itinerante contará com três esculturas gigantes em forma de animais (porco, elefante e rinoceronte), instaladas em uma praça de cada regional, localizadas próximas às escolas. 


 


No interior das esculturas, serão instalados monitores de TV que exibirão vídeos que mostram brincadeiras e atividades infantis de diversas regiões do País, possibilitando, assim, que crianças e familiares conheçam um pouco da cultura da infância no Brasil.


 


As produções de crianças participantes dos Festivais de Desenho serão selecionadas para compor o II Salão de Artes da Criança, em outubro. A primeira edição do Salão, em setembro do ano passado, foi realizada no Estoril, na Praia de Iracema. Surgiu a partir de de Oficinas de Construção de Objetos e Brinquedos, coordenadas por Gandhy Piorsky, artista plástico e pesquisador de culturas da infância. 


 


Cerca de 1600 crianças de escolas públicas a particulares participaram das oficinas. Os artistas Narcelio Grud, Jabson Rodrigues, Ise Araújo, Bruna Beserra, Júnior Benício, Carlos Careca e Marina de Botas participaram como mediadores dessas oficinas, que culminaram na exposição “A Construção do Brincar”, com os objetos fabricados pelas crianças. A mostra, aberta no Dia da Criança, ficou em cartaz até o dia 2 de novembro. 


 


O Ser Criança é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e produção do Instituto Cinco Marias.


 


 


Mais informações: Gandhy Piorsky, artista plástico – (fone: 85 3105 1386)


 


Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura de Fortaleza / Foto: Divulgação-SecultFor


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here