Na  “gestão globalizada” da empresa hodierna, surge a grande pergunta: o que se entende por Recursos Humanos. O foco central de Recursos Humanos, gestão de pessoas, ou ainda, na administração de seus colaboradores (RH) é conceituada, como uma estratégia de habilidades, métodos, políticas, práticas e técnicas bem delineadas pela empresa, visando administrar o comportamento internos dos seus colaboradores, potencializar, enfim, o seu “capital interno”. Tem por finalidade selecionar, gerir e otimizar o seu quadro de pessoal, focado na direção dos objetivos e metas da empresa.


O objetivo básico, portanto, de Recursos Humanos é alinhar-se com a estratégia de gestão da empresa, no cumprimento dos seus objetivos: lucratividade.  A partir da globalização do nosso mercado em que muitas empresas passaram a oferecer os mesmos produtos e serviços, sem diferenciação de qualidade e, até mesmo, de preços, a competitividade  empresarial  passou a ter o “foco do cliente”, através da denominada filosofia – “excelência de atendimento”. A partir desta nova estratégia de gestão, a área de Recursos Humanos (RH) passou a assumir um papel relevante e estratégico para a sobrevivência das empresas, nesta nova realidade mercadológica.


O foco central do RH alicerçou-se na elaboração e administração de estratégias voltadas  para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus colaboradores. Exauriu-se o velho departamento de pessoal voltado tão somente para escrituração, planilha de férias, disciplinamentos gerais e práticas trabalhistas dos seus funcionários.


Para o consultor de empresa Mário Di Persona “O profissional de RH deve  participar, ativamente, da alta administração da empresa, sugerindo estratégias de negócios, adequando os seus colaboradores à filosofia da empresa. Daí, serem colaboradores e clientes o verdadeiro capital da empresa moderna”.  A eficiência do RH passa pela formação de profissionais competentes, comprometidos para melhor atenderem à demanda de mercado, no que se refere ao diferencial de atendimento

aos clientes.


Mercê recentes pesquisas realizadas, ficaram constatadas que as empresas de maior lucratividade tinham alguns pontos em comuns, como dispunham  das melhores estratégicas para atrair e reter pessoas afinadas aos negócios da empresa, maior capacidade na formação de gestores competentes e estratégias múltiplas para a valorização dos seus funcionários, não esquecendo que tudo está a mudar, continuamente.


Para o professor Marins, “sob esta perspectiva, RH deve focar sua atenção, nas metas e resultados a serem alcançados pela empresa, agregando valores aos seus produtos e serviços, através da “excelência de atendimento”.

* João Gonçalves Filho ( Bosco), integrante da Academia Limoeirense de Letras


Artigo publicado no jornal O Estado e enviado pelo autor para reproduções neste site

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