Como diz o Padre Clairton Alexandrino de Oliveira a Semana Santa deve ser vivida santamente. É o período  importantíssimo do Cristianismo, propício ao  recolhimento, a oração. Na Catedral Metropolitana de Fortaleza, por exemplo, diariamente há uma programação específica que proporciona aos fiéis  oportunidade ímpar de meditação sobre as lições de Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu sua vida para nos salvar, com morte na cruz,  e ressuscitou triunfantemente.  Portanto, os dias santificados não são propícios a farras, bebedeiras, nem ao lazer pelo lazer, mas sim a oração e a reflexão, cada dia com sua peculiaridade, ensejando o aumento da fé cristã.

Culturalmente existe paralelo ao período, o que o folclorista Câmara Cascudo qualificou de Ciclo Quaresmal um dos quatro da sua classificação do Folclore Brasileiro (os outros três são os ciclos Junino, Natalino e Carnavalesco, mas isto é outra estória…)

Neste espaço quero destacar uma ocasião significante da vida das monjas da  Ordem da Imaculada Conceição, que vivem na Clausura do Mosteiro da Mosteiro da Imaculada Conceição e São José, localizado na avenida Visconde do Rio Branco nº 2590 – Joaquim Távora, fone 3226-2038. Ou seja, o Domingo da Ressurreição,  um dos três momentos do ano em que as monjas concepcionistas têm contato com familiares e visitantes. As outras duas ocasiões são: o dia 17 de agosto –   data consagrada a Santa Beatriz da Silva, fundadora da Congregação – e o Dia de Natal, porém  não é um contato físico, pois elas ficam por trás de uma grade e os  visitantes nos  locutórios.

No Mosteiro há 19 monjas e uma postulante. A faixa de idade varia dos 20 aos 85 anos  (caso da mais idosa que é a Irmã Maria Lúcia). São dirigidas pela Abadessa Irmã Beatriz Maria. Duas não têm voto de clausura e são  responsáveis pelos trabalhos externos: irmãs Luce Maria e Maria Terezinha do Menino Jesus. As monjas têm tarefas específicas e levam vida contemplativa e de constante oração. A única fonte de renda é o fabrico de hóstias, para algumas Paróquias, venda que está ficando escassa. Elas levantam-se às 4h20min e recolhem-se às 20h45min. Não assistem TV nem ouvem rádio e sim  DVD e CD católicos. Na Capela aberta ao público há Missa, na segunda-feira às 6h30mim e de terça a domingo às 7 horas. Contudo, as irmãzinhas permanecem na Capela da Clausura por traz de vidraça e comungam através de uma portícula.

 

A Irmã Maria Terezinha do Menino Jesus recomenda aos jovens: “Tenham obediência aos pais; procurem amar os pais, pois que ama os pais ama a Deus”. E aconselha: “Cuidados nos namoros, pois muitos não querem assumir a responsabilidade”. Visitemos, pois as monjas e Feliz Páscoa!

 

Artigo publicado no jornal O Estado de 03 de abril de 2012 e reproduzido neste site com autorização do autor

Paulo Tadeu é jornalista – paulotadeus@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here