De acordo com a Organização Mundial da Saúde, seis milhões de pessoas morrem por causas ligadas ao tabaco todos os anos. O levantamento mostra que o fumo é mais comum entre homens do que entre mulheres, mas que o tabagismo feminino está aumentando e começando cada vez mais cedo, fato muito preocupante. De todos os países estudados, o Brasil tem a menor porcentagem de homens fumantes: 21,6% e está entre países líderes em número de ex-fumantes.

Apenas em 2012, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 37% dos casos de câncer do país estarão relacionados ao cigarro. O Inca mostra ainda que o vício é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular.

Para alertar e comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Sociedade Cearense de pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT), realiza a corrida cearense contra o fumo 2012 com o objetivo de estimular as pessoas a assumirem hábitos saudáveis de vida como não fumar e praticar esporte.

Neste ano, a corrida conta com o apoio de educadores físicos que juntos vão incentivar a promoção da saúde através da atividade física. Outro diferencial é a criação do projeto Desafio Respire Vida, em que dois voluntários fumantes, aceitaram a proposta de deixar de fumar e ao mesmo tempo serem condicionados fisicamente para a corrida contra o fumo. Este projeto de grande atuação social promete se consolidar como apoio para aqueles que lutam contra o fumo do tabaco.

* Artigo publicado no jornal Diário do Nordeste de 23 de agosto de 2012 e reproduzido neste site com autorização da autora

Penha Uchôa – Coordenadora da Sociedade Cearense de Pneumologia – puchoasales152@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here