PRAIA ACESSIVEL RECEBE IDOSOS; ACESSIBILIDADE; BANHO DE MAR; PRAIA; DIA DE SOL; INCLUSAO; © ARIEL GOMES/GOVERNO DO CEARA;

O banho de sol e de mar, e o lazer na beira da praia, interrompidos pela pandemia, voltam a ser ofertados pelo projeto Praia Acessível a pessoas com deficiência física ou com baixa mobilidade.

A partir desta quarta-feira (11 de agosto), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) retoma as atividades da estação da Praia de Iracema. O projeto é idealizado pelo Governo do Ceará e conta, na Capital, com parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor).

O Praia Acessível oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, e apoio personalizado e seguro de cuidadores. O serviço é ofertado de quarta-feira a domingo, das 9 às 13 horas, com uso de equipamentos de proteção individual, durante todo o período do banho.

Para a retomada, os usuários deverão cumprir todas as medidas sanitárias, com uso de máscaras até o momento do banho de mar. A ação integra o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

– Convido as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que visitem o projeto e aproveitem o banho de mar. Fico muito feliz de voltarmos a proporcionar momentos de lazer e socialização para o público do Praia Acessível de forma segura e seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia. E uma boa notícia é que em breve vamos entregar mais duas estações nos municípios de Aracati e Jijoca de Jericoacoara”, ressalta a primeira-dama.

– O lazer, a praia para pessoas com deficiência física, limitava-se ao calçadão ou à área de areia. O Praia Acessível mudou essa realidade, reduziu distâncias e limitações, e aproximou as pessoas de um gostoso banho de mar, com apoio e segurança totais. O atendimento cumprirá rigorosamente as medidas de segurança sanitárias estabelecidas pelo Governo do Ceará”, destacou a titular da SPS, Socorro França.

– Uma iniciativa muito bonita, que proporciona o prazer do banho de mar a pessoas com deficiência. É uma maneira de promover a inclusão social, por meio do lazer, proporcionando alegria e bem-estar. Parabenizo as secretarias envolvidas, no Estado e no Município, e também os profissionais que estão ali acolhendo os participantes e garantindo uma experiência segura”, ressaltou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

– É uma alegria muito grande poder retomar as atividades do Praia Acessível. Esse é um dos projetos mais bonitos que trabalhamos. É muito reconfortante ver a alegria das pessoas tendo contato com o mar – muitas delas pela primeira vez. Outra alegria imensa foi ver o projeto conquistar o primeiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2019, na categoria turismo social, conceito pelo Ministério do Turismo. Um reconhecimento muito importante”, destaca o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Atendimento agendado – O atendimento ocorrerá em fases. Inicialmente, será individual e mediante agendamento prévio pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou na própria estação, na Avenida Beira Mar, 848.

O usuário deve apresentar o cartão de vacinação com as duas doses, ou dose única da vacina contra covid-19. O acesso não será permitido caso a pessoa apresente sinais e sintomas de outras infecções e, caso possua comorbidades (diabetes, hipertensão), estas devem estar sob controle. Os profissionais que atuam na Estação estarão vacinados contra Covid-19.

O local dispõe de tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, vôlei e frescobol adaptados e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Governo do Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos do projeto, foram capacitados, dando total atenção aos banhistas. Os colaboradores estarão com máscara e luvas e, durante o banho de mar, com face shield.

O Praia Acessível é realizado por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as pessoas idosas e as pessoas com deficiência (Copid) da SPS. Desde o início do Programa, cerca de 7.800 pessoas já foram atendidas nas estações do Praia Acessível de Fortaleza e da Praia do Cumbuco, em Caucaia.

Serviço
Funcionamento do Praia Acessível
Quarta-feira a domingo, de 9 às 13 horas.
Agendamento: Pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou na Estação de Fortaleza, na Avenida Beira Mar, 848.
Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho, em Fortaleza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here