A arte pode ser uma grande aliada na ressocialização. Como essa proposta, o Projeto Vozes do Amanhã reiniciou suas atividades, na última quarta-feira (19), envolvendo cerca de 50 dependentes químicos em tratamento, que estão em situação de alta vulnerabilidade socioeconômica ou mendicância. A iniciativa do Instituto Renova, apoiada pela Coelce, começou em 2014, atendendo 40 pessoas.


Visando melhor estrutura, as atividades estão ocorrendo em novo endereço, na Rua Paraná, nº 3, bairro Bela Vista. O local é sede da ONG BCAD, também parceira do instituto. Os beneficiados são dependentes químicos em tratamento, que estão em situação de alta vulnerabilidade. De segunda a sexta, os alunos terão aulas violão, baixo, bateria, teatro e leitura.


O “Vozes do Amanhã” também realiza palestras e reuniões com objetivo de promover a cidadania, identidade cultural e autoconhecimento. Entre os temas tratados estão obtenção dos documentos, consciência sócio-política, dinâmicas de interação social, dentre outros.


O projeto dura, em média, nove meses, com aulas de música, teatro e leitura. As aulas são ministradas em dois dias na semana, segundas e quartas, e em três horários diferentes: 18h, 19h e 20 horas. As pessoas interessadas em participar, podem entrar em contato com a ONG BCAD. Ainda há vagas disponíveis.


Segundo Ruth Arielle Nascimento Viana, diretora de Atendimentos e Projetos Sociais do Instituto Renova, o projeto pode ajudar a melhorar a capacidade de compreensão e interpretação dos alunos, além de reeducá-los artisticamente, “gerando uma abertura de suas mentes para sonhos, projetos e conquistas”.  Em entrevista para a Agência da Boa Notícia, Ruth fala sobre a criação do projeto e os impactos do trabalho na recuperação de pessoas em situação de alta vulnerabilidade.

ENTREVISTA

[Agência da Boa Notícia] – Quando foi criado o projeto e quem são os idealizadores?

[Ruth Arielle] –
Há cerca de cinco anos, inspirada por uma vocação forte, comecei meus estudos mais aprofundados em arte (especificamente teatro, mas também incluindo música, dança e literatura). Arte era uma área já existente em minha vida, pois dos três até 14 anos fiz aulas de dança e teatro, ingressando, inclusive, no Corpo de Baile do Projeto BCAD, um grupo maduro de danças que já obteve prêmios importantes em viagens nacionais. Fui voluntária também desse projeto, ministrando aulas de reforço (apoio pedagógico), língua estrangeira e teatro.


Em 2009, ao participar de um Acampamento Missionário, tive o contato com o teatro voltado para o resgate de pessoas em situações de risco social e com deficiências emocionais e psicológicas. Participei por três vezes do Acampamento de Férias, na terceira vez já estava trabalhando como monitora nas aulas de teatro, devido à experiência anterior que já possuía. Agora, na quarta vez, no ano de 2014, trabalhei como monitora de teatro e dança de 50 jovens que se dividiram em apresentações artísticas em sete municípios do Ceará, alcançando mais de 1.500 pessoas presentes nas apresentações. Realizei cursos em outro Estado, onde me especializei em várias áreas do teatro. Hoje, curso Psicologia na UFC, procurando então unir esta área com o teatro com o objetivo de resgatar vidas de uma situação de alta vulnerabilidade socioeconômica. Desde 2011, desenvolvo trabalhos artísticos em várias igrejas, ruas, praças, escolas, calçadas da cidade envolvendo o teatro, música, dança, pirofagia (circo), com o intuito de resgatar vidas das drogas, da violência e da prisão emocional. O programa Vozes do Amanhã, idealizado por mim, Ruth Arielle, juntamente com meu esposo Marcos Melo, terá suas ações continuadas nas instalações do Instituto Renova em parceria com o Projeto BCAD, local onde já foi iniciado e atualmente está em curso.

[A.B.N] – Qual é a proposta do grupo? E como a arte é trabalhada para ajudar na ressocialização desse público?

[R.A] –
Com este projeto, tenho o objetivo de enriquecer as ações do programa anterior e dar continuidade com vistas aos frutos que pudemos enxergar no decorrer do projeto. Quero, então, juntamente a outros profissionais capacitar mais 50 ex-dependentes de substâncias psicoativas na área artística e cultural, ministrando aulas de leitura para melhorar sua capacidade de entender e interpretar, teatro para reeducá-los artisticamente gerando uma abertura de suas mentes para sonhos, projetos e conquistas; e música, abrindo também um leque de informações, aumentando sua autoestima, autoconfiança e esperança. O projeto busca a renovação da mente e de perspectiva, de maneira que os internos não sejam apenas recuperados socialmente, mas também integrados na população que entende e vive a cultura e façam parte de uma nova geração de artistas dispostos a também renovarem o entendimento de outros e assim reconstruir a história social, artística e cultural deste município, atingindo direta e indiretamente seus familiares, amigos e vizinhos.

 

A continuação do projeto proposto “Vozes do Amanhã” se desenvolverá com atividades artísticas para ex-dependentes químicos. Com este projeto, esperamos continuar abrindo caminhos para a arte como meio de cura emocional e impacto na vida das pessoas que lutam por sua libertação e uma vida mais justa e saudável. A proposta é oferecer aulas de música, teatro, circo e literatura com uma mensagem que possui o objetivo de contribuir para o combate e prevenção do uso de drogas de forma abusiva. A arte sendo um reforçador cultural e um poderoso veículo para transportar mensagens.

[A.B.N] – Como é realizado o recrutamento dessas pessoas para o projeto?
[R.A] – Através de divulgação na própria comunidade, pois, vale ressaltar que a demanda é grande de interessados, não só em nossa comunidade, mas em todo o Estado. Inclusive, pessoas que já participaram da edição anterior do projeto e estão satisfeitas divulgam para outros interessados e o círculo de participantes, amigos e colaboradores do projeto Vozes do Amanhã só aumenta!

[A.B.N] – Até o momento, qual é a resposta do grupo que está sendo assistido? Já é possível mensurar o impacto do projeto na vida dessas pessoas?
[R.A] – Atualmente, o projeto mudou de endereço, portanto, as características de alcance ao público-alvo mudaram. Mas, até, então, desde sua primeira edição o projeto tem alcançado cerca de 40 ex-usuários de drogas de forma abusiva que estavam em situação de alta vulnerabilidade socioeconômica. Nosso objetivo a partir deste mês de agosto é alcançar um número ainda maior, 50 adolescentes, jovens e adultos, porém, com a visão de difundir a prevenção ao uso de drogas juntamente a oferta das aulas.

Serviço

Projeto Vozes do Amanhã

Local: ONG BCAD (Rua Paraná, nº 03, bairro Bela Vista)

Telefone: (85) 3482-0510 e 98972-5054.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here