Em sua 13ª edição, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental apresenta peças que valorizam o tema escolhido esse ano, “Ética e cidadania: vamos usar todo dia!”, e transmitem mensagem de paz, amor e solidariedade. Dentro desse contexto, Ronaldo Ciambroni traz a comédia o “O Fantasma da Minha Sogra”, nessa sexta-feira (21). No sábado (22), a programação começa à tarde com o espetáculo infantil “Inconto Marcado”, da atriz Danielle Rodrigues, que fez a Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Ainda no sábado, Aguinaldo Gabarrão estrela “Cândido, uma poética espiritual” sobre a vida do médium mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, através de poesias de Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, Tertuliano Inácio Reis e Manoel Rodrigues da Cunha.


Fechando a programação da Mostra, a comédia “PatÉticos” (RJ), do grupo Amigos da Luz, que se apresentou no ano passado com “As Irmãs Buonanotte”, é diversão garantida. A programação completa está disponível no site do evento www.teatrotranscendental.com.

Chico Xavier

Segundo artigo escrito por Aguinaldo Gabarrão, autor da peça “Cândido, uma Poética Espiritual”, ele impôs dois desafios para ao escrever o texto. “O primeiro consistia em falar de espiritualidade sem fazer proselitismo religioso. O segundo, em trazer como foco da dramaturgia a figura do médium mineiro Francisco Cândido Xavier. O Chico Xavier da peça é o homem de carne e osso, com suas incertezas e certezas. Semelhante a todos nós”.


Na peça, Cândido, já velho e no final da vida, relembra passagens marcantes de sua trajetória, em que sempre esteve acompanhado pelo inseparável amigo Isé. Quando criança, nutre um profundo amor pelas estrelas e um forte desejo de ficar ao lado delas. Ao tornar-se um adolescente, cheio de dúvidas, não entende o que de fato acontece na relação entre vivos e mortos. Homem feito, amadurecido pelas lutas da vida, esquece-se de seus sonhos de criança.

Doações

Como nos anos anteriores, o evento tem caráter beneficente. Os ingressos para os espetáculos da Mostra podem ser adquiridos por meio da troca de dois quilos de alimentos não perecíveis nos postos localizados nos shoppings Benfica, Via Sul, Aldeota e North Shopping. Este ano, os alimentos serão doados para sete entidades assistenciais: SAERG (Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés), Escolinha SOL – Solidariedade, Operosidade e Liberdade, Casa da Caridade, Lar Nossa Senhora de Lourdes, Lar Santa Mônica, ORA – Obra Rainha dos Anjos – e Campanha Vovô Ari.

Espetáculos

Além das apresentações no Teatro Via Sul, a Mostra também fará apresentações em municípios do interior do Estado, nos presídios e instituições beneficentes. A Mostra Itinerante se apresentará em Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Icó, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Pentecoste, Horizonte e Guaiúba com o as peças “Patéticos”, “Cândido – uma poética espiritual” e “Gandhi, a ética inspiradora”.


Para as instituições beneficentes voltadas para o público infantil, Aristides Barros levará seu teatro de bonecos, A Semente da Verdade. No dia 24 de agosto, a apresentação será na Escolinha Sol e, no dia 25, na Escola Clara Luz. Nos presídios se apresentarão os espetáculos Gandhi, na CPPL II, no dia 25, e Inconto Marcado, no dia 26 de agosto, no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF).

Ética e cidadania: vamos usar todo dia!

A 13ª edição da Mostra vem esse ano com uma abordagem nova valorizando e destacando os princípios da integridade, honestidade e respeito, através do tema “Ética e cidadania: vamos usar todo dia!”. Com o tema e uma estética mais atual, o evento visa conquistar também o público jovem. Afinal, como a Mostra tem o objetivo de plantar bons sentimentos nas pessoas, a força do público jovem ajudará a disseminar essas lições das quais a sociedade anda tão carente nos últimos tempos.


“Nessa edição, procuramos trabalhar com um tema mais atual. A população vem, cada vez mais, conversando e refletindo sobre ética e cidadania. O povo quer mudanças. Nessa perspectiva, a gente partiu para instigar a população a mudar também. A Estação da Luz adotou a ideia e lançou a campanha”, refletiu Sidney Girão, presidente da Associação Estação da Luz, que promove a Mostra de Teatro Transcendental.


Para atingir o público jovem, a campanha se apropriou da linguagem das redes sociais. Uma das peças, as camisetas, estampam a temática através de mensagens com hashtags, típica das redes sociais e muita usada entre os jovens, além de termos como “curto” e “compartilho”, também próprios das redes. Dentre as mensagens terão: Corrupção #tôfora, Faixa de pedestre #eurespeito, Cidade limpa #eucurto, Ciclista #eurespeito, Gentileza #eucompartilho, Discriminação #tôfora, Fila #eurespeito.


“Com o uso de hashtag, assumimos uma linguagem de rede social para atingir, principalmente, os mais jovens. Percebemos que a ideia foi bem aceita. Meu filho de 13 anos, por exemplo, se sentiu mais motivado para ir a Mostra de Teatro. Então, acreditamos que o público está captando a mensagem”, explica Girão.


A iniciativa tem como objetivo provocar uma reflexão e uma atitude coerente com as mensagens que estampam. Dessa forma, a pessoa ao usar a camisa se compromete a honrar a mensagem que está vestindo. A campanha está sendo fortemente trabalhada também nas redes sociais da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental (Facebook e Instagram).

Serviço

13ª Mostra Brasileiro de Teatro Transcendental

Data: 19 a 23 de agosto de 2015

Local: Teatro do Via Sul

Entrada: 2kg de alimento. Adquira o ingresso nos stands dos Shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica, North Shopping.

Telefone: (85) 3260-5140

E-mail: contato@estacaoluz.org.br

Site: www.teatrotranscendental.com

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here