O projeto “Chá Tecnológico e Social Itinerante” vem ganhando destaque em diversosa municípios do Cearáo por capacitar, gratuitamente, idosos acima de 60 anos. Idealizada pelo Instituto Idear, a iniciativa busca aumentar a autonomia e a qualidade de vida das pessoas idosas por meio do uso da tecnologia, potencializando a socialização e a descoberta de novas habilidades.

Dentre os assuntos abordados estão: aprendendo a utilizar o celular, fazendo videoconferência, redes sociais (WhatsApp, Facebook, Youtube e outras), pesquisas na internet, aplicativos de banco, solicitação de serviço de transporte ou delivery por aplicativo, compra e venda na internet, músicas e filmes na rede, e muito mais. Além disso, o projeto oferece minicursos e oficinas sobre culinária, desenvolvimento cognitivo, música, saúde, e diversos outros temas de interesse da geração 60+.

Suely Castro foi uma das aposentadas que já participaram do curso de inclusão digital. (foto: reprodução Internet)

Para a aposentada Suely Castro (foto), uma das alunas que participaram do curso, a capacitação possibilita aos idosos um melhor entendimento para o uso da tecnologia em tarefas do dia-a-dia. “Muito idoso, às vezes, não sabe nem atender uma ligação e eu também me incluo nisso. Quanto mais eu aprendo, melhor eu vou poder me comunicar com as outras pessoas. Com os conhecimentos que aprendemos aqui a gente fica menos dependente do filho ou do neto para resolver por conta própria as nossas tarefas diariamente”, afirma.

Atualmente, o programa oferece formação nos municípios de: Caucaia, Eusébio, Irauçuba, Itapipoca, Maranguape, Pacoti, Russas e São Gonçalo do Amarante. Ainda entre o final de 2023 e início de 2024, serão abertas outras turmas em Barbalha, Camocim, Canindé, Crato, Juazeiro do Norte, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Morada Nova, Aquiraz e Acarape. Em Fortaleza, serão capacitadas 193 pessoas, com apoio local da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

O projeto é 100% gratuito e garante material didático e um tablet, com internet, para acompanhar as aulas ao vivo. A capacitação é realizada por meio de doações de empresas privadas e conta ainda com  apoio financeiro do Fundo IR ao Fundo Estadual do Idoso do Ceará (FEICE), ligado ao Conselho Estadual de Direitos do Idoso do Ceará (CEDI).

Entre os anos de 2021 e 2022 foram beneficiadas mais de 900 pessoas idosas em diferentes municípios do Estado do Ceará. Até o final do ano, o projeto deve capacitar cerca de 800 pessoas acima de 60 anos, em 20 municípios cearenses. Para saber como participar, basta acessar o site ou redes sociais do Instituto Idear, instituição sem fins lucrativos que, há 16 anos, realiza projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here