Logística reversa, economia circular, negócios sustentáveis e outros assuntos relativos à indústria da reciclagem estiveram em pauta na Exporecicla 2023.

Realizada nos dias 23 e 24 de novembro, na sede da na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, a Exporecicla é voltada para negócios e ideias sustentáveis, inovações e tecnologia ambiental. O evento contou com a participação de palestrantes e especialistas que trataram de temas relevantes voltados para toda a cadeia produtiva da reciclagem e para a sociedade como um todo.

Além dos estandes dos expositoras, a feira contou ainda com um lounge de negócios e com o espaço EcoMusic. A EXPORECICLA é uma realização do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde). De acordo com o vice-presidente da entidade, Marcos Albuquerque, a feira tem como principal objetivo potencializar os negócios da cadeia de reciclagem e oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável. “O lixo para nós, que somos recicladores, é muito importante. Nós podemos transformá-lo em muitas coisas: em cadeiras, mesas, baldes e bacias. Até mesmo, transformar o lixo úmido em adubo e o gás em energia”, afirmou. Albuquerque é o fundador da EXPORECICLA e atual presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente (Cotema_FIEC).

O evento serviu para mostrar que a conscientização e o comprometimento pessoal com o ato de reciclar são essenciais para contribuir para a conservação de recursos naturais, a redução da poluição e a criação de um ambiente mais sustentável. Além disso, elas contribuem para a redução de desastres ambientais, como enchentes, contaminação de rios, mares e solos e reduzem a poluição tal maléfica para os seres vivos.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, lembrou que o Sindverde está comemorando 25 anos de uma existência de muito trabalho, muita dedicação e muito sucesso. Ele também destacou a crise climática global na qual, atualmente, vive a humanidade, e a necessidade de pensar de forma diferente o planeta. “O setor de reciclagem é o setor que está mostrando para a sociedade que a palavra reciclagem é muito mais do que apenas separar o lixo e descartá-lo em um local certo. Está, na verdade, transformando resíduos em geração de emprego e riqueza”, disse.

Para a associada Laíz Hérida, CEO da HL Soluções, “toda e qualquer empresa que gera resíduos precisa das empresas que coletam, que destinam e que reciclam esse resíduo.” “Então é super coerente estarmos atuando e contribuindo nesse mercado junto ao sindiverde e assim trazer soluções para nossos cliente. O EXPORECICLA foi fundamental para entender como essa reciclagem é importante e urgente”, destaca.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here