O evento traz para Fortaleza uma semana de troca de saberes e vivências entre capoeiristas, mestres e sociedade através de diversas atividades.




Foto: Reprodução / Internet


A capoeira é uma manifestação cultural que possui elementos de dança, luta, música e arte


Acontece entre os dias 17 a 23 de julho, o Festival Viva Capoeira Viva, organizado pela Associação Sociocultural Viva Capoeira Viva. A programação foi pensada para promover uma semana de apresentações, debates, oficinas e vivências de manifestações afro-brasileiras e cearenses. O festival reunirá mestres e capoeiristas de todo o Ceará, além de convidados de outros estados.


“O Festival Viva Capoeira Viva este ano fará homenagem a cultura cearense, explorando algumas de suas manifestações, como a puxada de rede, a dança do coco e a mulher rendeira. O evento continuará com seu enfoque afro-brasileiro, abordando assuntos diversos, desde a culinária às danças ancestrais africanas, fazendo da capoeira o elemento de ligação a essas manifestações culturais”, afirma Luciano Hebert, corda marrom do Grupo Capoeira Brasil e presidente da Associação Sociocultural Viva Capoeira Viva.

Cultura

A capoeira é uma manifestação cultural que possui elementos de dança, luta, música, jogo, arte, folclore, entre outros, sendo sua essência uma forma de resistência, pois foi com o objetivo de um povo se libertar que ela nasceu e se mostrou para o mundo.


O Viva Capoeira Viva mostrará a força dessa cultura e promoverá intercâmbio sociocultural dentro da cidade, movimentando a capoeira e gerando conhecimento, reflexão e valorização.


A origem da capoeira ainda hoje é discutida por diversos estudiosos da área, mas acredita-se que ela remonta aos tempos da escravidão e provavelmente foi criada pelos negros escravos no Brasil na ânsia de se libertarem. A capoeira atravessou diversas fases e inúmeras adversidades, sendo até considerada uma prática ilegal e proibida.


Atualmente em ascensão e, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Capoeira encontra-se presente em todo o território nacional e em mais de 150 países, tornando-se inviável contabilizar o seu número de praticantes. A capoeira hoje é incentivada e amparada por Lei Federal e, em 2008, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo candidata a tornar-se patrimônio da humanidade.

Sou do Ceará

Festival Viva Capoeira Viva apresenta o espetáculo de cultura popular Sou do Ceará, com coreografias de Luciano Hebert, Mestre Paiakan e Viliane Bento. Um espetáculo que mistura capoeira, danças populares e o orgulho de ser cearense. Puxada de rede, dança do coco e a mulher rendeira. “O espetáculo “Sou do Ceará” faz um resgate da cultura popular nordestina, especificamente do nosso estado. Pretendemos valorizar, divulgar e transmitir um pouco de nossa cultura, que é muito rica e diversificada, fazendo uma ligação com as heranças africanas, a partir da capoeira, tornando assim, o Festival Viva Capoeira Viva, um evento multicultural”, pondera Luciano Hebert.

Programação

17.07.2016 – Sábado

17hs – Abertura oficial: Roda de Abertura Estoril (Praia de Iracema)

 

18.07.2016 – Segunda

19hs – Curso de Capoeira Angola com Mestre Rafael Magnata (Grupo)

Espaço Cultural Viva Capoeira Viva (Rua José Avelino, 551, Praia de Iracema)

 

19.07.2016 – Terça

19hs – Curso de Jongo com Mestre Paiakan (Grupo Cordão de Ouro) Espaço Cultural Viva Capoeira Viva (Rua José Avelino, 551, Praia de Iracema)

 

20.07.2016 – Quarta

19hs – Debate com Ginga “A culinária ancestral africana e suas influências na gastronomia brasileira” com Chef Clóvis Lima da Physalis Gastronomia

Auditório (Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura)

 

21.07.2016 – Quinta

19hs – Curso de Miudinho com Mestre Narcélio (Grupo Cordão de ouro)

Espaço Cultural Viva Capoeira Viva (Rua José Avelino, 551, Praia de Iracema)

 

22.07.2016 – Sexta

19hs – Curso com o Formando Ligeirinho (Grupo Capoeira Brasil) e Troca de cordas (Infantil) Timbu (Eusébio)

 

23.07.2016 – Sexta

09hs às 14hs – Vivências de capoeira com o Mestre Cibriba (Grupo Capoeira Brasil), Mestre Atabaque (Grupo) e Mestre Pano (Grupo ).

Espaço Cultural Viva Capoeira Viva (Rua José Avelino, 551, Praia de Iracema)

 

18hs as 22hs – Espetáculo Sou do Ceará e Troca de Cordas (Adulto)

Teatro (Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura)

 

22hs – Batucada de Bambas com Batuque da Gente e Forró Só no Remelexo: Rua dos Tabajaras, 374, Praia de Iracema (em frente ao Estoril)

 
Mais informações

Facebook: https://www.facebook.com/vivacapoeiraviva/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here