Entre os dias 29 e 30 de novembro, a Pastoral da Sobriedade promove a capacitação de voluntários para trabalhar com grupos de autoajuda para dependentes químicos e seus familiares, em Fortaleza e Região Metropolitana. A formação dos novos agentes acontece no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja (CPMMI) – Rua Rodrigues Junior nº 300.


Atualmente, a Pastoral da Sobriedade conta com 56 grupos de autoajuda em 35 cidades do Ceará. Ao todo, cerca de 3.400 pessoas são atendidas mensalmente em nos grupos e também nas casas de recuperação em todo o Estado.


Segundo Rogério Melo, coordenador da Pastoral da Sobriedade, “a droga assola direta ou indiretamente quase 100 milhões de brasileiros, que há muito tempo vem escravizando tirando a dignidade e a consciência de muitos dependentes e desestruturando seus familiares “co-dependentes”. Sabemos que no Brasil já existem muitos trabalhos de Prevenção e Recuperação em dependência química, agradecemos a Deus por eles! Como Igreja, viemos para somar com todas as iniciativas já existentes nesta área. Queremos trabalhar em conjunto, principalmente, na prevenção”.

Prevenção

Para Melo, a eficácia da prevenção vai depender da boa articulação política de cada Diocese, paróquia com todas as forças da sociedade. “Devemos e precisamos trabalhar em parceria com tudo e com todos que são a favor do resgate da dignidade, da autoestima de cada dependente químico e de seus familiares. Como Igreja, a Pastoral da Sobriedade, unindo-se a todas as Pastorais Sociais, pretende fazer dos excluídos os nossos preferidos”.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here