Type the title here


 


 


O Outubro Rosa Ceará inova lançando três meses antes do inicio mundial da campanha o I Desafio Rosa. Cerca de 200 pessoas aceitaram o desafio de entrar num programa de condicionamento físico e alimentar de 90 dias em nome da saúde e do bem estar. A partida foi dada no 1º de agosto, e a avaliação individual e coletiva dos participantes acontece todos os sábados, a partir das 15 horas, no Parque Cocó (Av. Eng. Santana Jr.) até o dia 1º de novembro.


 


O desafio consiste na mudança de hábitos, com inclusão de atividades físicas diárias e alimentação saudável, orientados por profissionais voluntários que estão ajudando os participantes a cumprirem suas metas individuais e coletivas. Além de ganhar saúde e emagrecer o grupo tem outra meta que é obter condicionamento físico para participar da primeira corrida de rua do Outubro Rosa Ceará. O treinamento inclui orientação nutricional, ioga, ginástica, caminhada, corrida e outras práticas.


Academias, assessorias esportivas, profissionais de saúde de diversas áreas e toda a cadeia produtiva da saúde, do bem estar e da qualidade de vida estão aderindo a esse esforço. Segundo a coordenadora do Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça, a meta é acompanhar, no mínimo, 200 pessoas que ao final deste I Desafio Rosa possam dar seu testemunho e influenciar positivamente outras pessoas.


 


Câncer x Atividade Física


 


Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF) concluiu que exercícios físicos e alimentação saudável podem prevenir em até 30% os casos de câncer. Segundo Valéria Mendonça, o I Desafio Rosa quer estimular mulheres e homens a vivenciar o lema já adotado pelo Outubro Rosa Ceará: ‘Eu me cuido, faço minha parte’. “A ideia é impactar positivamente na vida das pessoas, transformando-as fisicamente, reforçando a autoestima e gerando saúde na sua plenitude”, argumenta.


 


Oficialmente, o Outubro Rosa começa concomitantemente em 1º de outubro em todos os países onde acontece. No Ceará, esta será a 7ª edição do movimento que se consolidou como a maior iniciativa social de combate ao câncer de mama e pela saúde da mulher de todos os tempos. Uma vasta programação, alinhada aos eixos estruturantes do movimento, deverá envolver ainda mais a sociedade, o poder público, as entidades de apoio à saúde da mulher e a iniciativa privada.


A edição de 2015 do Outubro Rosa Ceará tem ainda a parceria das secretarias Estadual e municipal da Saúde, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza, da OAB mulher, do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará, de movimentos feministas como o Fórum de Mulheres no Fisco – FMFi e o Mulheres Trabalhadoras, dentre outros.


 


O Outubro Rosa no Ceará


No Ceará, o movimento está presente em mais de 135 municípios. Além da iluminação de monumentos, estão sendo avaliadas as políticas públicas e leis, analisando a efetividade das mesmas, assim como o atual plano de governo e o projeto para o próximo quadriênio. 


 


Pela programação intensa, pelo formato inovador e pelas tecnologias sociais geradas, o Outubro Rosa Ceará é considerado um dos maiores do Brasil e em 2014 inspirou até o Projeto Outubro Rosa Nordeste e Outubro Rosa Brasil. Outros diferenciais do Outubro Rosa Ceará é a intersetorialidade na prática, a luta pela saúde inclusiva, a coalisão dos movimentos de mulheres e o envolvimento de mulheres trabalhadoras.  Em 2015, serão reforçadas as tecnologias sociais (TS) desenvolvidas pelo movimento no Ceará, com destaque para o Projeto Agentes Rosa, Kit Rosa, Mapa Rosa, Desafio Rosa, dentre outros.


 


Pelo mundo afora, o Movimento é considerado o maior movimento popular da sociedade civil, no que se refere à luta pela saúde das mulheres e o  combate ao câncer de mama.


https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


 


Mais informações: Valéria Mendonça – Coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará –- 99663.0822 / 98875.0176


Facebook : OUTUBRO ROSA CEARÁ


 


* Informações da jornalista Sílvia Carla Araújo Rocha, assessora de imprensa do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here