A Operação Sorriso, ONG responsável por cirurgias gratuitas em portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina) divulgou os resultados da ação realizada em Fortaleza. De 15 a 21 de setembro, durante a 19ª edição do programa humanitário, a equipe voluntária realizou 146 procedimentos cirúrgicos em 84 pacientes e também ofereceu 1.665 consultas especializadas gratuitas a 185 pessoas. O trabalho foi realizado por uma equipe de 90 voluntários de várias partes do Brasil e do mundo.

 

“Nosso corpo de voluntários realiza um trabalho maravilhoso. Mesmo vindo de diferentes estados e países se integram perfeitamente e em cada corredor do hospital, e em cada missão, vidas se cruzam, sorrisos nascem e novas histórias de superação e positividade se formam,” diz Ana Stabel, diretora-executiva da ONG.

 

Todos os pacientes operados retornaram para consulta pós-operatória no dia 25 de setembro, no Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União) e, voltarão para revisão no sexto mês e um ano depois da cirurgia.

 
Sobre a Operação Sorriso

A cada três minutos nasce uma criança com deformidade facial no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5.800 novos casos endossam as estatísticas. A estimativa é que existam cerca de 280 mil pessoas com fissura labiopalatal em todo o Brasil. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento. Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso — maior organização médica voluntária do mundo que reúne profissionais de 80 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais — já transformou a vida de mais de 200 mil pessoas. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 83 mil exames e avaliações especializadas. Ao todo, nove mil pessoas foram atendidas em onze estados brasileiros.

 

“Esses atendimentos refletem milhares de histórias de superação, dedicação e amor ao próximo”, diz Ana Stabel, atual Diretora Executiva da Operação Sorriso, lembrando que, só em 2013, a organização realizou três programas humanitários onde efetuou quatro mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 200 cirurgias. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes.

 

Além das cirurgias, a Operação Sorriso treina profissionais locais e leva médicos residentes e novos voluntários que também são treinados no atendimento aos fissurados, ficando aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia Plástica, Pediatria, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia, Odontologia e Ortodontia.


Mais informações: www.operacaosorriso.org.br


Com informações da ONG Operação Sorriso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here