O livro “Não existe crime perfeito – Laerte Bessa e os crimes que abalaram a capital do Brasil” (Thesaurus Editora, 320 p. R$ 50,00), de autoria do jornalista e escritor Marcos Linhares, será lançado em Fortaleza nesta terça-feira (9), às 19h, na livraria Cultura do Shopping Varanda Mall (Avenida Dom Luís, 1.010 – Piso 1 – Loja 8, Meireles). A obra foi  finalista do International Latino Book Awards 2013, em Nova York, na categoria melhor livro de não ficção em Língua Portuguesa.


Baseado em fatos reais, mas com o ritmo de romance de ficção policial, o livro de Marcos Linhares apresenta casos  acompanhados pelo ex-chefe da Polícia Civil do Distrito Federal e ex-deputado federal, Laerte Bessa. Entre os crimes apresentados estão o caso que ficou conhecido como a “Máfia dos Anões do Orçamento”.  O escândalo envolvendo desvio de dinheiro público foi denunciado pelo economista José Carlos Alves dos Santos, chefe da assessoria técnica da Comissão do Orçamento do Congresso e integrante da quadrilha. José Carlos foi acusado de mandar matar a mulher Anna Elizabeth Lofrano e participar de orgias bancadas com recursos públicos.


O autor detalha os crimes e também apresenta histórias de vida e a dura realidade da luta diária contra a criminalidade, enfrentadas por Bessa. O leitor fica sabendo como a imprensa, promotores, políticos e outros atores sociais podem ajudar ou atrapalhar o trabalho da polícia. Na obra, estão revelações de como um promotor reteve os registros de uma investigação, para retardar o processo sobre um caso de repercussão nacional e ainda sobre um repórter que tentou envolver a própria polícia. Para escrever o livro, o autor teve a colaboração de Bessa, que convidou funcionários e delegados que trabalharam com ele em investigações. Todas as declarações foram gravadas por Marcos Linhares.


“Por que as histórias policiais fascinam tanto? Por que crimes e violência nos mobilizam, provocando sentimentos opostos, repugnância e encantamento?”, questiona o cientista político, antropólogo e escritor, Luiz Eduardo Soares, um dos maiores especialistas em segurança pública do país e co-autor dos best-sellers “Elite da Tropa” e Elite da Tropa. Para ele, “talvez o que mais nos repugne seja nosso fascínio pelo mal, porque tememos encontrar nosso lado escuro. O bem e o mal não estão separados em pólos opostos e distantes de nós. Estão misturados e dentro de nós. As histórias policiais quando são reais nos seduzem e perturbam ainda mais. Uma boa oportunidade para experimentar essas contradições e procurar respostas a essas perguntas inquietantes é a leitura do livro de Marcos Linhares, `Não existe crime perfeito.”


Saiba mais sobre o autor: Marcos Linhares é jornalista, professor e escritor. Lançou onze livros entre poemas, crônicas, contos e jornalismo. Dentre eles, destacam-se “Uma Década de Brincadeiras”, “Não existe crime perfeito” e “Cartas ao poeta dormindo-João Cabral de Melo Neto” (Thesaurus Editora),além de  “Contos de Natal Celebris” e “Nos Bastidores do Jornalismo Esportivo” (ambos publicados pela editora paulista Rideel, por meio do selo Celebris). Trabalhou em Brasília como repórter para vários veículos:  Sportv (Rede Globo/Globosat); Caderno Torcida do Jornal de Brasília, revista Classe A, Tv Record (Cidade Alerta, Fala Brasil e Jornal da Record-2ª.edição), 104 Fm, Painel Brasil Tv e site Comunique-se.


 Com informações da assessoria de imprensa do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here