Em solenidade nesta terça-feira (9), às 19h, na Federação da Indústria e do Comércio (FIEC), a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) fará a entrega do II Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos. Na ocasião, seis profissionais serão homenageados por suas atividades na promoção dos direitos humanos e da cidadania no jornalismo cearense.  Entre eles está o Presidente da Agência da Boa Notícia (ABN), Prof. Francisco Souto Paulino. A homenagem será prestada também aos jornalistas Carlos Célio, Joseoly Moreira, Landry Pedrosa, Mauri Melo e Tom Barros.


A edição deste ano do Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos foi “Morosidade do Judiciário: atentado à cidadania”. O objetivo foi o de estimular o debate sobre a temática do Direito associado ao viés da Justiça Social. O Prêmio de Jornalismo tem abrangência estadual e contempla cinco categorias: Impresso (Jornal e Revista), Fotografia, Rádio, Televisão e Internet. Neste ano, o prêmio distribuirá um total de R$ 34 mil em prêmios, além de certificados. Os nomes dos vencedores só serão revelados na solenidade.


Ao ser comunicado da homenagem, o Prof. Souto expressou o agradecimento à OAB-CE. “É sempre bom ser reconhecido”, disse.  Destacou que “em toda e qualquer profissão, é preciso observar se a atuação se dá visando o bem comum, o retorno do bem. Em seu caso, sempre buscou se pautar por essas premissas. Ao seu trabalho como professor, jornalista e publicitário, uniu o embasamento em Cultura de Paz na Universidade Internacional da Paz (Unipaz), no Ceará. Seus conhecimentos e vivência foram muito importantes na articulação e criação da Agência da Boa Notícia, junto com um grupo de amigos.

SAIBA MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS


Carlos Célio está aposentado há três anos, depois de atuar como jornalista desde 1964. Seu primeiro local de atuação foi no jornal “O Estado”. Trabalhou por 29 anos como chefe de reportagem no Diário do Nordeste e 19 anos na TV Verdes Mares, sempre desenvolvendo atividades na linha investigativa. Ganhou quatro prêmios da Associação Cearense de Imprensa (ACI), além de trabalhar em Teresina no Jornal “O Estado” e no “A Hora.”


Joseoly Moreira é jornalista e radialista. Durante 28 anos atuou na Verdes Mares, Dragão do Mar, Uirapuru e Assunção (todas de Fortaleza) e na Rádio Tupy do Rio de Janeiro na produção do programa “Bola de meia”. Foi repórter do Diário de Notícias, do Rio de Janeiro. Trabalhou como redator do programa “A Hora e a Vez de Costinha”, na TV Excelsior do Rio de Janeiro. Atualmente é assessor de comunicação da Cearáportos (empresa que administra o Porto do Pecém) e da ACERT – Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão.


Landry Pedrosa é  jornalista há 48 anos. Trabalhou durante 45 anos no Jornal O Povo, e há três anos na Tribuna do Ceará. Atuou na Rádio Verdes Mares, Rádio Dragão do Mar e Rádio Assunção de Fortaleza. Foi agraciado com vários prêmios de reportagem, tendo destaque o da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e da Associação Cearense dos Jornalistas do Interior (ACJ). Ao decorrer de sua profissão, realizou mais de mil reportagens, além de atuar na Rádio Uirapuru como redator do programa “Os bastidores policiais.”

Mauri Melo começou a estagiar no Departamento Fotográfico do Grupo de Comunicação O Povo em 1970. No dia 1o de julho de 1972, passou a pertencer o quadro de fotógrafos do mesmo grupo onde permanece até hoje, por 42 anos. Em 1980, foi um dos repórteres que cobriu a chegada do Papa João Paulo II a Fortaleza e, dois anos depois (1982) fez a cobertura fotográfica da queda do avião da VASP na Serra da Aratanha, em Pacatuba. No decorrer da carreira, foi agraciado com 17 prêmios de fotografia no Estado d Ceará, entre eles o da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Prêmio Rotary Clube e Detran, além de premiações internas na Redação do Jornal O Povo e o reconhecimento de melhor repórter fotográfico do mesmo Grupo.


Souto Paulino é graduado em Comunicação Social e mestre em Sociologia na área do Desenvolvimento, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Quando estudante de graduação, presidiu o Centro Acadêmico de Comunicação Social. Na UFC, foi professor de jornalismo por 26 anos. Na mesma instituição, chefiou por três vezes o Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia.Como docente, integrou o Conselho Universitário. Na gestão do Reitor René Barreira, ocupou o cargo de chefe de gabinete. Integrou também a diretoria da então Associação dos Docentes da UFC, hoje ADUFC-Sindicato. Como publicitário, fez parte da equipe da pioneira agência Publicinorte e trabalhou durante 12 anos como diretor de Marketing da rede de lojas Samasa. Como jornalista, atuou por cinco anos no Correio do Ceará. Como ativista da Cultura de Paz, foi um dos fundadores e dirigentes da Unipaz-CE e da Agência da Boa Notícia, para a qual foi eleito presidente.

Tom Barros iniciou sua carreira como jornalista em 1965 na Rádio Uirapuru. Atuou na Rádio Dragão do Mar no cargo de Chefe de Departamento Esportivo no ano de 1969. Anos depois, em 1972 trabalhou na Ceará Rádio Clube e TV Ceará na Rede Tupi, além de ter sido diretor de Telejornalismo da TV Ceará, também na TV Tupi. Atualmente atua no Diário do Nordeste na função de colunista, na Rádio Verdes Mares e na TV Diário. Além de atuar como jornalista, Tom Barros é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), obtendo o título de bacharel em Direito em 1967.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da OAB-CE. Contato: jornalista Maurício Vieira  – (fone: 85 3216.1624) / Crédito da foto: Divulgação/OAB-CE (Da esquerda para direita, acima: Carlos Célio, Mauri Melo e Joseoly Moreira; abaixo: Prof. Souto Paulino, Landry Pedrosa e Tom Barros)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here