Hoje… iniciei o dia ouvindo  Prece dos oceanos de Corciolli. Lembro-me quando criança, quando íamos à praia e colocávamos uma concha no ouvido. Como era bom ficar ouvindo o barulho do mar… das ondas!
Ficava encantada com aquela magia… corríamos sobre a areia em busca de conchinhas… até mergulharmos prazeirosamente sob as ondas.

Hoje, as crianças estão mais ligadas nos barulhos dos seus vídeos games, em colocar um Ipod no ouvido, no volume máximo.
É… quanta história rolou de lá pra cá. Quanto mar… sem mais encantar e assim como nos sonhos infinitos… o mar esvazia-se!

Antes… o barulho das ondas só era superado pelo batuque produzido pelo coração das nossas mães quando nos abraçava! A menina Lilá, aprendeu nos livros que os animais marinhos usam a audição para comunicar-se, para buscar comida, para relacionarem-se e procriarem. E… como achava lindos: a Baleia Azul, o Boto Cor de Rosa, a Orça, as Focas (hoje minha filha carinhosamente me chama ‘Foca Rosa’) e o Peixe Dourado (acreditava ser uma alusão a meu nome).

Como é triste… Saber que a Baleia Azul está ficando surda, a Orça já não consegue ser ouvida como antes, que muitas baleias são encontradas mortas no litoral (morrem de hemorragias nos ouvidos e olhos, causadas pelo barulho dos navios cargueiros – são mais de 100 mil cruzando os mares o ano inteiro, com um ruído que chega até 195 decibéis) e que a pesca indiscriminada matou 90% dos peixes grandes, no período de 1900 até os dias atuais. Sabe que nosso lindo Mar azul passa a ter outra coloração, causada pelo lixo ambiental e que é dele que as nossas tartarugas tem sido alimentadas. E que os corais estão ficando pálidos e doentes. Saber que 80% do lixo mundial está no litoral e que esse nosso Mar… virou um grande lixão. Assim como a frase bíblica “somos pó e ao pó voltaremos”. Tudo retorna em forma de alimento.

Mesmo assim… continuam desmatando e poluindo inúmeras áreas preservadas!
Como é triste… Saber que 80% da poluição dos Mares é causada por nós, chegando a superar a poluição que fazemos na Terra. Que os dejetos que jogamos nos ralos das pias e sanitários, tem como destino os oceanos. Que o lixo plástico nas águas do Pacífico aumentou em 200%. Que 40% do CO que está na atmosfera é absorvido pelos oceanos. Desde menina, gostei de estórias e de História! Aprendi que na lendária cidade de Tróia (atual Turquia), os moradores acumulavam o lixo dentro das casas e depois cobriam-os com entulhos. Hoje, lixo e entulhos são jogados bem longe dos lares e acostam-se ao mar. Na Mesopotâmia, aproximadamente em 2.500 a.C. os Nabateus e Beduínos reaproveitavam o lixo para adubar as plantações. Os antigos Maias reciclavam cacos de cerâmica e material de construção.

No período de 8000 a 200 a.C. algumas tribos tinham hábitos alimentares saudáveis, graças a grande concentração de sambaquis.
Hoje no lixão 27% do volume total são encontrados açúcares (chocolates, balas, refrigerantes…) e 61,5% são plásticos que costumam demorar dezenas de anos para se degradar.
Se antes… ao brincarmos no mar o imaginávamos transbordando de tanta água.
Hoje… sabemos que ele está esvaziando… perdendo a vida, como uma hemorragia, que precisa ser estancada com urgência!
Por isso, ciente da imensidão do problema, fico torcendo para que cada um esteja fazendo… ou faça sua parte.
Afinal… a falta d’água afeta todos nós. Não é problema somente para os geólogos… botânicos… políticos… pesquisadores… ou para a ONU.

Como cidadã que sou… gostaria de escrever uma poesia, falar de cinema, história, arte, indumentária e/ou política… falar do que existe em mim e faz parte da minha essência.
Mas… hoje vos falo como cidadã. O mundo é de todos nós. Temos que dar a ele, o formato e a essência que queremos, para que nossos netos e as gerações futuras possam conviver em harmonia em nosso Planeta. E nele a ÁGUA é um elemento indispensável… é a VIDA!
 
Lila Dourado
– Historiadora e Consultora Política
liladourado@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here