Sob a ameaça da crise financeira americana, o ano de 2009 começou cheio de dúvidas e incertezas. No decorrer do ano as previsões mais pessimistas para a economia brasileira não se confirmaram e o Brasil passou praticamente ao largo das turbulências geradas pela crise. O Ceará, por sua vez, pouco sentiu seus efeitos. As nossas micro e pequenas empresas, que representam 99% das empresas em atividade no Estado, se mostraram fortes nesse momento adverso e conseguiram superar todas as expectativas, conquistando novos mercados, fazendo bons negócios e gerando emprego e renda.


Exemplo disso é o caso inédito no Brasil de uma pequena empresa cearense que formou com uma empresa africana uma multinacional que irá explorar camarão e tilápia em Cabo Verde, na África. Esse panorama de expansão é fruto de um trabalho intenso do Sebrae e de seus parceiros, em especial do Governo do Estado, que tem se empenhado muito na causa da micro e pequena empresa e contribuído sobremaneira para o seu desenvolvimento.


As conquistas de 2009 abrem uma nova perspectiva para 2010. O ano será de crescimento e expansão, de desenvolvimento e novos investimentos. Nesse contexto, a atuação para o Sebrae terá foco em três estratégias para fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. O primeiro deles é o apoio à expansão das micro e pequenas empresas cearenses, contribuindo para a sua sustentabilidade no mercado internacional. Realizaremos mais uma edição do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, com a participação de compradores do Mercosul, da África e da Europa, entre outras atividades.


O segundo foco de atuação é a inovação. Vamos ampliar consideravelmente as consultorias tecnológicas e as capacitações em gestão de inovação, mas o grande destaque será o trabalho de 30 agentes locais de inovação que cobrirão todo o Estado no sentido de desmistificar a ideia de inovação que muitas vezes significa uma simples mudança de layout.


A terceira linha de atuação, não menos importante, é a formalização dos Empreendedores Individuais, o que irá garantir a inclusão social e econômica de milhares de trabalhadores que poderão a partir dessa iniciativa ter acesso a crédito, a novos caminhos de comercialização e a obtenção do conhecimento e de inovação para seu negócio. Trabalhamos com uma meta de formalização de 38 mil empreendedores individuais em todo o Estado.


Com esse trabalho, esperamos que 2010 seja um ano ainda melhor para a micro e pequena empresa, para o Estado do Ceará e para todos os cidadãos que aqui vivem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here