A 12ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, a ser realizada de 20 a 24 de agosto no Teatro Via Sul, em Fortaleza e em 11 cidades do interior cearense, promove nesta edição o 1º Concurso de Fotografia da Estação da Luz – ONG cearense que realiza a Mostra-, com o tema “Não Existe um Caminho para a Paz, a Paz é o Caminho”, inspirado no pacifista Mahatma Gandhi (1869-1948).


Segundo Suely Vieira Rodrigues, coordenadora da Mostra de Teatro Transcendental, o concurso de Fotografia substitui o tradicional concurso de cartazes, que era realizado todos os anos e direcionado aos estudantes de Escolas Públicas Profissionalizantes do Ceará. “Achamos que deveríamos ampliar o nosso público, criando oportunidades para mais pessoas refletirem sobre a Cultura de Paz, que é o nosso objetivo principal com a Mostra de Teatro Transcendental.  Como o concurso de cartazes era focado apenas nos estudantes, decidimos abranger mais, criando assim o concurso de Fotografia com duas categorias, para a sociedade civil, onde amadores e profissionais podem participar e para os alunos das escolas profissionalizantes”, explica Suely.


A coordenadora da Mostra destaca que o concurso tem como proposta reunir imagens que representem cenários ou situações que tenham como referência a frase de Mahatma Gandhi, gerando uma reflexão entre os jovens e a sua relação com a paz.  “Todos os anos a Mostra escolhe um pacifista para homenagear. Nesta edição, escolhemos Gandhi, por seu grande simbolismo e bandeira da Não-Violência. Com o concurso de Fotografia queremos reforçar o nosso trabalho de disseminar na sociedade a Cultura de Paz. A fotograria é uma arte que pede sensibilidade, que pode ser inspirada por momentos e até paisagens. Isso, com certeza, vai levar mais pessoas a refletirem sobre o tema do concurso”, pondera Suely.


Os participantes deverão desenvolver o tema do concurso como principal elemento de composição de seus trabalhos, explorando as possibilidades criativas e estéticas, de acordo com o olhar e a interpretação. As fotos deverão registrar quaisquer elementos relacionados ao tema Paz.

Inscrições

As inscrições estão abertas desde o dia 10 de julho e seguem até 10 de agosto de 2014. A seleção dos trabalhos ocorrerá a partir do dia 11 até 19 de agosto. Já a exposição acontecerá entre os dias 20 a 24 de agosto.  


Cada participante poderá inscrever no máximo 01 (uma) fotografia, colorida ou em preto e branco, optando pela categoria Sociedade Civil ou Estudante. Os concorrentes deverão enviar suas fotografias em arquivos digitais de alta resolução, nas extensões JPEG ou TIFF, com formato de saída mínimo de 15x10cm, em 300 DPIs para o email: contato@estacaoluz.org.br. Confira o regulamento completo aqui.

Categorias

O Concurso de Fotografia tem duas categorias, uma para a sociedade civil (amadores e profissionais) e outra dedicada aos estudantes (alunos matriculados formalmente nas Escolas Públicas Profissionalizantes do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria da Educação do Estado).    Como prêmio, os autores da melhor fotografia das categorias Sociedade Civil e Estudante receberão uma máquina fotográfica digital.


De acordo com Suely Vieira, a organização da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental planeja estender o projeto da exposição para outros lugares. “Queremos levar a exposição para outros shoppings e escolas. A ideia é desenvolver com mais pessoas o conceito de Cultura de Paz”, afirma a coordenadora do evento.

 
Sobre a Mostra de Teatro Transcendental

A 12ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental traz como personagem homenageado deste ano o pacifista Mahatma Gandhi (1869-1948). Com espetáculos do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, a Mostra levará as peças também a instituições que abrigam crianças e idosos e aos presídios. A partir do dia 20 de julho, o público poderá adquirir os ingressos mediante a doação de dois quilos de alimentos e um pacote de fraldas descartáveis. Os estandes para a troca ficarão nos shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica e Norte Shopping.


Com informações da ONG Estação da Luz

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here