“O Cariri foi um dos mais importantes polos de produção e processamento de cana-de-açúcar do Ceará, chegou a ter 150 engenhos, e hoje possui apenas seis”.  A explicação é do assessor técnico do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Mavignier França, que destaca a importância da Fábrica Escola de Cana-de-Açúcar, que será inaugurada neste sábado, 19, em Barbalha.


A Fábrica Escola de Cana-de-Açúcar será aberta, a partir das 8h, no Centro Vocacional Técnico (CVTEC) do Instituto Centec. O empreendimento faz parte de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa- CE), Instituto Agropólos e Prefeitura Municipal.


Ainda de acordo com Mavignier França, a parceria incentivará a difusão de pequenos negócios no setor. “A Fábrica Escola é o protótipo de um engenho modernizado para disseminar as formas de processamento com novas tecnologias, oferecendo mão-de-obra qualificada. Servirá também como um modelo para a agroindústria a ser difundido para os agricultores familiares do Cariri, por meio de novos apoios e parcerias específicos para este objetivo”, avalia França.


Segundo o assessor, o atual acordo de cooperação interinstitucional é temporário e há uma negociação em andamento para que o Instituto Centec assuma toda a operacionalização do equipamento em 2015. Futuramente, o CVTEC realizará também o plantio de três hectares de cana de açúcar para atender parte das demandas da fábrica-escola. A unidade possui capacidade para processar cerca de 70 ton/mês de cana.

Cooperação

A cooperação entre a SDA, Instituto Centec, Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa- CE), do Instituto Agropólos e da Prefeitura Municipal possui vigência até dezembro de 2014. O objetivo é operacionalizar a Fábrica Escola de Cana-de-Açúcar do Cariri no intuito de alavancar e revitalizar o polo canavieiro do Cariri por meio do funcionamento de um laboratório de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de produção, processamento e comercialização.


O Instituto Centec atuará na capacitação teórica e prática dos profissionais no setor. Serão oferecidos os cursos de formação de mestre alambiqueiro; fabricação de melado, açúcar mascavo e rapadura; e gestão da agroindústria canavieira familiar de pequeno porte. O projeto prevê também a realização de estágios, visitas técnicas e incentivo a estudos e pesquisas na área, tendo em vista que a unidade possuirá um laboratório para análise da qualidade e um espaço para vendas dos produtos.


Alguns dos objetivos da parceria SDA e Centec são: capacitar os agentes envolvidos com as pequenas agroindústrias (engenhos, alambiques) e usinas sucroalcooleira de médio e grande porte do Cariri; incentivar o envolvimento do agricultor familiar por meio da capacitação vocacional, sobretudo dos jovens; difundir no Cariri Cearense e para outras regiões do Nordeste padrões de qualidade e eficiência no processamento da cana-de-açúcar; servir de unidade de estudos e pesquisas para universidades e entidades de ciência e tecnologia.


Serviço

Inauguração da Fábrica de Cana-de-Açúcar

Data: 19 de julho

Horário: 8h

Local: CVTEC Barbalha – Avenida José Bernadino C. Leite, s/n – Km 4 – Buriti, Barbalha


Com informações do Instituto Centec

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here