O autor Marcelino Câmara, conversa com a Agência da Boa Notícia sobre o lançamento da obra “Além do Arco-Íris”. A narrativa combina poesia e prosa, interage com personagens clássicos da literatura universal e histórias de tradição oral.



Foto: Divulgação do autor


Autor de duas obras infantis, Marcelino Câmara fala sobre a expectativa de lançamento, a interação presente no livro e o mercado da literatura infantil.Segundo o autor, a narrativa combina poesia e prosa, interage com personagens clássicos da literatura universal e histórias de tradição oral. O livro será lançado com uma performance teatral nos dias 16 e 24 de julho.


(Agência da /boa Notícia)  – Por que escrever para o público infantil?


(Marcelino Câmara) Na verdade, trazemos lembranças da nossa infância: das brincadeiras, amigos, historias e personagens imaginados neste período tão cheio de fantasias. Depois a gente cresce e coloca tudo num papel para que outras pessoas possam ter acesso aos nossos sonhos. Escrever para as crianças nada mais é do que fazer parte do imaginário cheios de felicidade… é querer um mundo melhor!

(ABN)   Como trabalhar poema e musicalidade em uma mesma obra?


A poesia está estreitamente ligada à música. No caso da obra, a literatura narrativa faz a introdução para os poemas, que nada mais são do que a continuidade do roteiro da história em questão: O MÁGICO DE OZ. No livro a narração é bem pequena introduzindo os poemas na continuidade da história.



(ABN) É o primeiro livro? Quanto tempo demorou da ideia de criação ao término da obra?


É o primeiro livro com a edição do Armazém da Cultura, porém o segundo publicado. Caminhão de Poesias foi o meu primeiro livro que está já na segunda edição. O ALÉM DO ARCO-ÍRIS teve início com a ideia em 2013 e amadurecido durante os anos seguintes com a criação dos poemas e, posteriormente, com a produção de melodias para os mesmos.

(ABN) Quais os autores universais utilizados na obra? A escolha foi baseada em afinidade pessoal?


A obra é inspirada no clássico universal O Mágico de Oz, de Frank Baum; ilustrações diversas, produções cinematográficas e vivências teatrais, sendo a escolha feita a partir da admiração pela obra e vivências pessoal e profissional.



(ABN) Qual a expectativa de lançamento?


De apresentar uma proposta inovadora para o público infantil de Fortaleza e Aquiraz: um teatro itinerante onde o público acompanha as cenas do espetáculo em diversos ambientes naturais do local do lançamento. Farei uma narrativa bem divertida e cantada ao mesmo tempo que os principais personagens (Dorothy, Espantalho, Homem de Lata, Leão, Bruxa Boa, Bruxa Má e o Mágico de Oz) farão uma interpretação com bastante interatividade, colocando-os dentro das cenas propostas.

(ABN) Como você avalia, hoje, o mercado destinado a literatura infantil?


Vejo com muito entusiasmo diante de milhares de obras que são lançadas anualmente no mercado, com preços bem acessíveis e muita qualidade. Vale ressaltar as obras originais de nossos autores regionais invadindo as livrarias com seus espaços mais sofisticados, bem como a evolução/divulgação da internet como mais uma modalidade dos entretenimentos eletrônicos destacando os livros nas suas versões digitais.

Serviço:

Lançamento + Perfomance teatral

16 e 24/07/2016 às 14:30

Na Engenhoca Parque Educativo

Rua Raimundo Coelho 200, Centro – Aquiraz – Ceará

Em breve a obra estará disponível na loja da Editora Armazém da Cultura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here