De 20 a 24 de agosto, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental volta a ocupar os palcos cearenses. Em sua 12ª edição, o evento artístico/cultural – com fins solidários – traz algumas novidades como o concurso de Fotografia sobre a paz e a apresentação de espetáculos em hospitais e abrigos. A programação completa será apresentada nesta terça-feira, 22, durante café da manhã com a imprensa, no auditório da Associação Peter Pan, ocasião que marca o lançamento oficial do evento. O encontro também reúne parceiros, entidades assistenciais beneficiadas, comunidade artística e outros convidados.


Durante o lançamento, os convidados serão apresentados às entidades assistenciais a serem beneficiadas pelo evento e as peças selecionadas para esta edição da Mostra, que será realizada no Teatro do Via Sul. A nova edição contará, ainda, com apresentações em 11 municípios do interior do Estado, em presídios feminino e masculino de Fortaleza e Região Metropolitana, além de casas de medidas socioeducativas da Capital. A programação traz peças de companhias teatrais dos estados do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. A edição 2014 presta uma homenagem à figura de Mahatma Gandhi.


“Todos os anos a Mostra escolhe um pacifista para homenagear. Nesta edição, escolhemos Gandhi, por seu grande simbolismo e bandeira da Não-Violência”, afirma Suely Vieira Rodrigues, coordenadora da Mostra de Teatro Transcendental.

Corrente do bem

Segundo Suely, as perspectivas para a 12ª edição são as mais otimistas. “Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas e fortalecer a corrente do bem e da cultura de paz. Queremos levar essa mensagem para o maior número de pessoas possível. Nesta edição, vamos levar os espetáculos para 12 cidades, além de hospitais, abrigos e presídios”, explica Suely.


É no contexto de ampliar a corrente de solidariedade que a Mostra leva, há quatro edições, os espetáculos para os presídios, com o objetivo de oferecer um novo olhar da vida para os detentos, além de incentivar uma autoanálise por parte da própria sociedade. “A Mostra tem uma missão de semear a cultura de paz e solidariedade. Através dos espetáculos, queremos sensibilizar e provocar reflexões sobre a nossa mensagem. E esse momento de reflexão não é apenas para quem assiste às peças, mas também para nós, enquanto sociedade. Temos que ponderar que aquelas pessoas estão com a liberdade privada, consequência de algum ato, mas temos que acreditar em oportunidades para essas pessoas, que elas tenham depois uma chance de vida melhor”, analisa Suely.


Além da mensagem de solidariedade e paz, a Mostra destina todo resultado a instituições beneficentes. São dias de arte com a temática da espiritualidade, onde são abordadas lições de fé, amor e altruísmo.

Espetáculos
•    Gandhi, A Ética Inspiradora/SP • 20/08 – 19h30

A força desse personagem revela o crescente movimento pela introdução de princípios ético-filosóficos nas relações humanas. Gandhi materializa uma consciência. Sua liderança nunca se baseou em autoridade ou coação. Acreditava que somente poderia pedir para as pessoas aquilo que ele mesmo pudesse fazer. Sabia que sua liderança viria do exemplo e do serviço. E os resultados simplesmente aconteceram. A força e a intensidade da sua biografia fizeram com que o projeto seguisse outros rumos, extrapolando as fronteiras do corporativo.

•    Encontros [Im]possíveis/RJ • 21/08 – 19h30 / 21h30

Encontros Impossíveis é um espetáculo teatral de arte e tecnologia, que apresenta Adão – interpretado por Renato Prieto – um jornalista em fim de carreira, que ao receber visitas de grandes nomes da humanidade em seu apartamento – pessoas que sempre desejou entrevistar, mas que já morreram – começa a questionar sua sanidade, suas escolhas e sua própria vida.

Com situações acontecendo dentro do apartamento do protagonista, Encontros Impossíveis é uma peça contemporânea em forma e conteúdo, com cenografia e uma tecnologia arrojada. Por meio de projeções serão trazidos ao palco personalidades que nos últimos dois séculos nos divertiram, nos fizeram chorar, refletir e nos ajudaram a enxergar a nossa relação com a vida e com o mundo.

•    A Hora do Adeus/SP • 22/08 – 19h30 / 21h30

Drama espírita baseado na obra de Ricardo Forni, coloca a discussão sobre os rumos da estrutura familiar baseada na ética, educação, álcool, drogas, aborto, adoção, solidariedade materna, falta de limites, morte por acidente de moto, irresponsabilidade, perdas de entes queridos, diferença de crenças e a convivência pacífica.

•    Donana/SP • 23/08 – 19h30 / 21h30

DONANA, numa linguagem fluente, cômica, e muito simples, aborda um problema social falando da vida de uma anciã octogenária, mostrando a marginalização que sofrem todos os nossos idosos na sociedade que eles próprios ajudaram a construir, enfocando uma questão a qual podemos lutar. Assim, o objetivo é de que, em nossa velhice, não venhamos alimentar frustrações, presos que fomos a tabus, e preconceitos cultivados por nossa sociedade.


•    Elementos/CE • 23 e 24/08 – 15h

Elementos é um espetáculo de variedades circenses, que segue a linha do circo moderno, resaltando a relação entre o circo, o artista e os elementos cênicos.Essa  fusão  em  harmonia  apresenta  uma  beleza  única,  expressada  através  denúmeros virtuosos e cômicos, quetrazem a ludicidade e a alegria ao picadeiro.Cada  número  foi  preparado  pensando  em  transmitir  uma  mensagem  de coragem,esperança, desafios, amor e alegria a todos os expectadores.

•    As Irmãs Buonanotte/RJ • 24/08 – 18h30 / 20h30

Três irmãs solteironas e completamente atrapalhadas levavam uma vida fora de suspeitas numa simpática vila rural, quando os moradores descobrem que elas são, na verdade, bruxas. E que usam a energia vital das moças da região para manterem-se vivas e belas pra sempre. Quando estão prestes a levá-las à fogueira, os moradores são ludibriados pelas artimanhas das Irmãs Buonanotte, que acabam fugindo e sumindo na floresta. Cansadas de alimentar-se de tatus e esquilos por 300 anos, as não tão mais belas irmãs decidem voltar à ativa. Elas aparecem numa cidade como freiras, ganham a confiança de todos e fundam um abrigo para moças. Assim atraem suas presas. Mas antes mesmo que consigam concretizar seus planos terríveis, um poderoso comerciante da cidade oferece uma grande soma às irmãs para que recebam uma filha sua concebida fora do casamento como noviça, para assim abafar um escândalo. As Buonanotte, pressionadas, acabam tendo que aceitar. E esse é o início de uma reviravolta no abrigo. A jovem filha do comerciante se mostra uma alma pura que, a despeito das dificuldades causadas pelas irmãs, traz em seu coração uma fé tão vibrante que transforma o que antes era uma armadilha numa genuína casa de caridade. Mas será que seu coração iluminado também seria capaz de modificar os corações das irmãs, que há séculos estão mergulhados nas sombras da vaidade e do egoísmo?

Serviço

Café da manhã de lançamento da 12ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

Data: 22 de julho (terça-feira)

Horário: 8h30

Local: Auditório da Associação Peter Pan, localizada na rua Alberto Montezuma, 350 – Vila União.

12ª Mostra Brasileiro de Teatro Transcendental

Data: 20 a 24 de agosto de 2014

Local: Teatro do Via Sul

Entrada: 2kg de alimento + 1 pacote de fralda descartável. Adquira o ingresso nos stands dos Shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica, North Shopping

Telefone: (85) 3260-5140

E-mail: contato@estacaoluz.org.br

Site: www.teatrotranscendental.com/


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here