Essa é a quarta turma do projeto TV de Rua, que já aconteceu no Sítio de Santo Elias, em 2017 e 2018; e em Meruoca, em 2019; beneficiando mais de 100 adolescentes e jovens de comunidades desses e outros distritos do Município. As aulas começaram em outubro de 2023 e acontecem sempre aos sábados, nos turnos da manhã e tarde. Os alunos já realizaram os módulos de Técnicas de roteirização para cinema, TV e publicidade; Direção de fotografia, um contador de histórias visuais, Planejamento de produção: do briefing ao orçamento e trilha sonora. A formação segue até março de 2024.

Entre 15 e 25 anos, os alunos estão iniciando nesse segmento, trazendo muitas vezes conhecimentos básicos que buscam aperfeiçoar, assim como Marcela de Almeida, que mora no distrito de Palestina do Norte, em Meruoca, e desenvolve projetos culturais junto com amigos na sua comunidade. “Sou sempre responsável pelas fotos e vídeos, edição e divulgação. Meu objetivo é me especializar e trabalhar nessa área”, conta a jovem aluna da formação em audiovisual realizada pelo projeto TV de Rua, que conta com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do programa Escolas Livres da Cultura.

“A formação é uma oportunidade para os jovens do interior do Estado se profissionalizarem na promissora área do audiovisual. Temos alunos da primeira turma que já ingressaram no mercado, hoje estão trabalhando e gerando renda a partir dos conhecimentos obtidos em sala de aula”, relata Naiana Souza, coordenadora do TV de Rua, inciativa que tem apoio do governo estadual por meio do programa Escolas Livres da Cultura.

“Os nossos alunos ainda vão aprender sobre montagem, trilha sonora para cinema, TV e publicidade. Além das aulas teóricas e práticas, a formação traz temas bem atuais, estimulando o debate e reflexões sobre acessibilidade nos conteúdos audiovisuais, produção e diversidade. Tendo em vista o empreendedorismo e a visão global na execução de projetos nessa área, eles e elas também têm acesso a informações sobre assessoria de comunicação audiovisual e publicitária”, explica o instrutor do TV de Rua e cineasta meruoquense, Augusto César dos Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here