Com o projeto Circuito Cultural, ao longo desse mês de outubro o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) de Compromisso Social, braço social dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, leva jovens moradores de comunidades da capital cearense para visitação ao Salão de Abril, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Divididas em turmas, ao todo serão contempladas cerca de 240 pessoas e as próximas visitas ocorrem nos dias 19 e 21/10, às 14h.

A turma tem como ponto de partida as sedes do IJCPM Papicu e Kennedy e daí seguem para o equipamento cultural, localizado no Centro. Na visitação, que dura uma média de 2h, os jovens conhecem obras de renomados artistas plásticos cearenses, além da história do Barão de Camocim e do prédio que leva seu nome.

“Acreditamos que a partir dessas vivências, os jovens podem compreender e compartilhar que é possível ocupar os espaços da cidade em que vivem, ressignificar o entendimento sobre a sua identidade, a partir da cultura e da arte e, assim, também possam pensar e recriar espaços artísticos em suas comunidades”, ressalta, Edgard Cruz, coordenador de projetos sociais do Instituto JCPM Fortaleza.

O Circuito Cultural é uma iniciativa do Instituto JCPM, que foi lançada em maio deste ano, promovendo visitas guiadas, trimestralmente, sempre em locais que perpassam pela história e patrimônio cultural de Fortaleza. O Cineteatro São Luiz e o Museu da Fotografia já foram contemplados nesse roteiro. A ideia é conectar os conceitos interdisciplinares discutidos em sala de aula com as experiências pela cidade.

Sobre o IJCPM

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, braço social do Grupo JCPM, atende jovens de 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social e que sejam moradores dos bairros do entorno dos empreendimentos comerciais no Ceará, Pernambuco, Bahia e Sergipe. A instituição tem como missão qualificar e preparar os jovens para o mercado de trabalho no varejo, como também estimular a criatividade, incentivar o empreendedorismo e desenvolver habilidades e competências para a vida.

Com duas unidades na capital cearense, localizadas nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, desde 2012 as formações já alcançaram cerca de 20 mil atendimentos e mais de 2.700 jovens foram inseridos ao mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here